Permissão de promoções beneficia empresas e passageiros do transporte intermunicipal

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, agosto 19, 2015 as 12:30 | Voltar

Campo Grande (MS) – O governador Reinaldo Azambuja e o diretor-presidente daAgepan, Youssif Domingos, assinaram na manhã de hoje (19) portaria que autoriza as empresas do Sistema de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros de Mato Grosso do Sul a praticar promoções nos preços das tarifas para os usuários. A cerimônia, na Governadoria, teve as presenças dos diretores da Agepan Sandra Regina Fabril e Valter Almeida da Silva, e de dirigentes e representantes das transportadoras.

O novo normativo criado pela agência reguladora abre espaço para reverter os indicadores decrescentes de volume de passageiros transportados, a concorrência de transportadores não autorizados e a redução da taxa de ocupação dos veículos, fatores que põem em risco a viabilidade econômica da atividade.

“Nosso objetivo é que o usuário possa comprar passagens com tarifas mais baratas para determinados dias e em determinados horários. Tenho certeza que as empresas podendo ofertar preços menores, vai gerar um atrativo maior. Pode aumentar o número de passageiros e dará condições de mais competitividade, até mesmo contra o clandestino”, afirmou Reinaldo Azambuja. “Nós provocamos a Agepan para que fizesse essa avaliação, na intenção de aumentar o fluxo de pessoas viajando. É uma medida que é boa para todo mundo, principalmente para o usuário”.

portaria_Reinaldo

Durante a assinatura da portaria, na Governadoria, com a presença de representantes das empresas Viação São Luiz, Viação Motta, Expresso Queiroz, Viação Andorinha, Expresso Mato Grosso, Viação Umuarama, Expresso Maringá e Expresso Itamarati, o presidente da Agepan explicou que a medida já é adotada em outros estados do país, com resultados positivos. “Mato Grosso do Sul era um dos estados onde ainda não era regulamentada essa permissão, que possibilita a ação promocional levando em conta situações pontuais e períodos sazonais. Com essa permissão, esperamos reflexos no equilíbrio da atividade, a capitalização das empresas e a prestação de bons serviços”, afirmou Youssif Domingos.

Diretor da empresa Cruzeiro de Sul e presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Passageiros de Mato Grosso do Sul, o empresário Oswaldo Possari disse acreditar que muitas empresas irão aderir à oferta de promoções. “Não é uma questão de querer, hoje é praticamente obrigatório fazer promoção, porque vivemos dificuldades. Acredito que essa nova medida, aliada à redução do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) do diesel, já feita pelo governador, ajudará a trazer o passageiro para o transporte regular.