Campo Grande (MS) – A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Agepan) promoveu nesta segunda-feira (22) reunião de sensibilização de líderes, coordenadores e gerentes de equipe para andamento de mais uma etapa do programa de Gestão por Competência. Na fase atual, o programa requer que essas lideranças elaborem o PDI – Plano de Gestão de Desenvolvimento Individual dos colaboradores que atuam sob suas responsabilidades.
A reunião serviu para a coordenação interna do programa, gerida pela analista de regulação Luciana Ramalho Gomes, fazer esclarecimentos, demonstrar o sistema informatizado que deve ser utilizado, orientar os procedimentos que precisam ser adotados e direcionar o calendário para cumprimento da etapa. Participaram os gestores responsáveis pelas gerências técnicas e de regulação econômico-financeira nas áreas de saneamento, transportes, energia e gás; Ouvidoria; Procuradoria e Assessoria Jurídica; Relações Institucionais; Comunicação e Tecnologia da Informação.
Gestão competente e melhoria para a sociedade
O PGDI é a ferramenta que as gerências e chefias de equipe irão utilizar para planejar, negociar e definir as entregas, as competências e as ações de desenvolvimento que o servidor realizará durante o ano e sobre a qual ele será avaliado.
Todos os servidores públicos civis, efetivos e comissionados, gerentes ou não, devem ter seus PGDIs. A ferramenta é parte da Gestão por Competência, que está em implantação pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.
Esse é um modelo de gestão de pessoas, já praticado e validado por muitas organizações públicas e privadas, para avaliar e desenvolver seus servidores, alinhando suas competências individuais às necessidades da administração pública, visando a melhoria da qualidade dos serviços. É pautada nos princípios da eficiência do serviço público e engloba o processo de gestão e desenvolvimento de pessoas, incluindo a adequação que for necessária para a modernização do Estado e a melhoria da prestação dos serviços à sociedade.