A campanha pelo combate à exploração sexual infantil ganhou o apoio da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Agems). A convite do Comitê de Enfrentamento da Violência e de Defesa dos Direitos Sexuais de Crianças e Adolescentes de Mato Grosso do Sul (Concex/MS), a Agência se une à mobilização, que acontece durante todo o mês, pelo 23º ano, e que tem como marco principal o dia 18 de Maio.
“A proteção das crianças tem que ser um compromisso de toda a sociedade, e a Agems e seus colaboradores estão de mãos dadas nessa luta”, afirmou o diretor-presidente, Carlos Alberto de Assis, ao receber hoje (9) os representantes do Concex Matheus Firmino e Tania Regina Comerlato.
“É importante contar com o apoio de entidades como a AGEMS para dar visibilidade ao 18 de Maio. Precisamos sensibilizar a sociedade civil sobre a violação de direitos”, diz Matheus.
Em articulação com o Comitê, a Agência vai reforçar em suas redes digitais de comunicação a divulgação de alertas e de canais de denúncias e incentivar a divulgação também pelas concessionárias estaduais dos serviços de rodovias e transporte de passageiros.
“Estamos presentes na fiscalização dos serviços em locais que são alguns dos focos dos organizadores. E estamos também muito presentes nos meios digitais, então, estamos dizendo ‘sim’ à campanha, em prol da segurança das crianças e adolescentes do nosso estado”, destaca a diretora de Inovação e Relações Institucionais, Rejane Monteiro.
Proteger é fazer bonito
O 18 de Maio como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído pela Lei Federal 9.970/00, um marco na luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro.
Aproveitando a data, acontece durante todo o mês uma campanha coordenada nacionalmente pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e Rede ECPAT Brasil – uma coalizão de organizações da sociedade civil, em parceria às Redes Nacionais de Defesa dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.
Nos estados e municípios é promovida por entidades como o Concex/MS.