Campo Grande (MS) – Quem faz ligações clandestinas na rede elétrica está cometendo um crime e furtando energia. Além de provocar aumento na conta, esse é um crime que traz risco de vida às pessoas e danos aos equipamentos de distribuição.
Quem furta energia gera prejuízo para todos os outros consumidores, prejudica o sistema distribuidor e pode causar acidentes muito graves.
Fique atento ao alerta da Agepan.
Perigo e prejuízo
Quem mexe na rede para furtar energia – fazer o conhecido “gato” – corre grande risco de acidente grave. O choque da rede elétrica costuma ser fatal.
Muitos acidentes, como incêndios em residências, são causados por causa da gambiarra dos gatos de energia. Além disso, o furto de energia sobrecarrega os transformadores, podendo causar acidentes como estes também na rua.
Dados da Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel, mostram que o furto de energia provoca impacto na qualidade do serviço prestado. A ação dos infratores interrompe, em alguns casos, o fornecimento de energia elétrica ou interfere sobremaneira no adequado fornecimento. Além disto, deve-se considerar, também, o custo de reposição desses materiais e equipamentos.