Gastos com energia elétrica podem ser controlados estimando o consumo dos aparelhos

Categoria: Geral | Publicado: quinta-feira, julho 23, 2015 as 13:28 | Voltar
Campo Grande (MS) – Você sabia que pode estimar o seu gasto com energia elétrica e, dessa forma, controlar melhor o seu consumo? Fique atento, esse cuidado pode te ajudar a administrar sua conta de luz.

Para fazer a estimativa do consumo de energia elétrica de sua residência, identifique todos os seus eletrodomésticos verificando a etiqueta onde estão as informações de consumo para que o seu cálculo seja mais preciso.

Não tenha pressa, verifique todos os aparelhos: iluminação, chuveiro, ar condicionado, geladeira, freezer, TV, lavadoras, micro-ondas, ferro de passar, cafeteira, enfim, tudo o que utiliza energia.

Faça assim:

1° Passo

Identifique a potência do aparelho, que é indicada em Watts (W). Essa informação pode estar na etiqueta ou no manual do fabricante.

2° Passo

Para calcular o consumo de cada aparelho utilize a seguinte fórmula:

Consumo (kWh) = (Potência (W) x nº horas de uso por dia x nº dias de uso por mês) ÷ 1000

Atenção: Equipamentos no modo stand by também consomem energia elétrica.

Faça uma lista escrita com todos os itens e preencha uma coluna ao lado com o indicativo de o consumo de cada um deles. Com essa informação, planeje o seu consumo e fique dentro de sua cota, decidindo quanto vai gastar de energia elétrica. Assim você controla o desperdício.

Escolha qual é a sua prioridade para cada aparelho para facilitar sua decisão.

Publicado por: Gizele Oliveira

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.