Presidente da Agepan reafirma compromisso pela qualidade do serviço de energia em visita a nova subestação na Capital

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, julho 5, 2021 as 12:31 | Voltar

Campo Grande (MS) – Responsável pela fiscalização dos serviços de energia em Mato Grosso do Sul, por delegação da Agência Nacional de Energia Elétrica, a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos – Agepan acompanha de perto os investimentos que estão sendo feitos para ampliação e melhoria da distribuição. O diretor-presidente da Agência, Carlos Alberto de Assis esteve, nesta segunda-feira (5), em visita com o governador Reinaldo Azambuja à Subestação Progresso Campo Grande, que está em construção, com previsão de entrega em maio de 2022. O presidente da Energisa MS, Marcelo Vinhaes, apresentou as instalações e os detalhes técnicos da obra.

“É mais um investimento para melhorar a qualidade da entrega da energia para os campo-grandenses. A cidade deve ganhar mais de 10% de capacidade energética, o que é muito bom. Investimento é o que precisamos, e o acompanhamento, a fiscalização, a verificação dessas ações é o que a Agepan faz, para o que o investidor coloque a estrutura para funcionar como deve e para que o usuário tenha qualidade naquilo que recebe”, afirmou.

A melhoria da qualidade dos serviços de distribuição é uma das vertentes da fiscalização que é realizada regulamente pela Agepan, conjuntamente com a Aneel. O impacto previsto na estabilidade, no incremento de qualidade no sistema de Campo Grande será posteriormente avaliado nas futuras fiscalizações.

O governador Reinaldo Azambuja também destacou a importância do investimento, especialmente nesse momento em que se discute a questão energética no Brasil e a possibilidade de haver redução na oferta devido a uma estiagem histórica.

Também acompanharam a visita técnica o Diretor de Gás e Energia da Agepan, Valter Almeida da Silva, e os secretários estaduais Eduardo Riedel (Infraestrutura) e Jaime Verruck (Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).

Estrutura técnica

Localizada no Jardim Paulista, região sul da Capital, a nova subestação irá ampliar a capacidade de atendimento de Campo Grande em 12%, de 727 MW para 817 MW, e assim contribuir para melhoria na qualidade de fornecimento de energia elétrica, além de trazer crescimento para a região.

A Energisa Mato Grosso do Sul está investindo R$ 45,7 milhões no empreendimento, que terá 90 MW de potência instalada. A previsão é de atender cerca de 33 mil unidades consumidoras, com a estimativa de 81 mil habitantes.

Serão construídos 13 quilômetros de linhas de alta tensão (138 kV), construídos mais 18,5 km de redes de distribuição (13,8Kv) e reformados mais 20,6 km de redes. Um total de 196 novos equipamentos serão instalados ao longo da rede de distribuição.

 

Você sabia?

Uma subestação é uma instalação elétrica formada por um conjunto de equipamentos responsáveis pela transmissão e distribuição da energia elétrica, além de equipamentos de proteção e controle.

As subestações de energia são responsáveis pela distribuição da energia elétrica. Funcionam como pontos de entrega de energia para os consumidores.

Antes de chegar às casas, a eletricidade percorre um sistema de transmissão que começa nas usinas e passa por estas estações, onde equipamentos chamados transformadores fazem o aumento ou a diminuição da tensão.

Quando elevam a tensão elétrica, os transformadores evitam a perda excessiva de energia ao longo do percurso. Quando rebaixam a tensão, já nos centros urbanos, permitem a distribuição da energia pela cidade.

Apesar de mais baixa, a tensão utilizada nas redes de distribuição ainda não está adequada para o consumo residencial imediato. Por isso, se faz necessária a instalação de transformadores menores, instalados nos postes das ruas, para reduzir ainda mais a tensão que vai para as residências, estabelecimentos comerciais e outros locais de consumo. Eles reduzem ainda mais a tensão que será recebida nas casas e estabelecimentos comerciais.

Publicado por: Gizele Oliveira

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.