Campanha de fiscalização avalia 3 hidrelétricas em MS

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, junho 29, 2018 as 11:08 | Voltar

Campo Grande (MS) – Em cooperação com as agências estaduais conveniadas de Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, São Paulo, Goiás e Mato Grosso, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) inicia em 1º julho de 2018 a etapa de ações à distância da campanha de fiscalização de usinas hidrelétricas não despachadas centralizadamente, principalmente Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) em operação. Empreendimento gerador não despachado centralizadamente é aquele que não tem o despacho de geração no tempo real coordenado, estabelecido, supervisionado e controlado pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), diferente do que ocorre com as usinas que, em função de sua importância, capacidade e localização no sistema elétrico, necessitam da coordenação do NOS.

Na etapa inicial de monitoramento, com dados do período entre 12/2016 e 11/2017, foram identificadas e selecionadas usinas com déficits de energia efetivamente gerada elevados em relação às garantias físicas e com fatores de capacidade abaixo da média das demais centrais hidrelétricas numa mesma sub-bacia hidrográfica, ou inferiores a limites mínimos.

Na etapa atual, de ações à distância, mediante interações com as empresas e análise de dados hidrométricos, serão investigadas causas gerenciáveis ou imputáveis para as titulares dos empreendimentos quanto ao baixo desempenho identificado no monitoramento. Se necessário, serão desenvolvidas ações presenciais para coletar evidências nas usinas.

Em Mato Grosso do Sul, a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Agepan) e a Aneel fiscalizam a Usina Hidrelétrica São Domingos e as Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) Ponte Alta e Costa Rica.

Campanha de Fiscalização de Desempenho de Usinas Hidrelétricas Não Despachadas Centralizadamente 
USINAS HIDRELÉTRICAS SELECIONADAS
Tipo Classificação Usina Potência (kW) Rio Município
Hidrelétrica PCH Ponte Alta 13.000 Coxim São Gabriel D'Oeste
Hidrelétrica UHE São Domingos 48.000 Verde Ribas do Rio Pardo / Água Clara (divisa)
Hidrelétrica PCH Costa Rica 16.000 Sucuriú Costa Rica

Publicado por: Gizele Oliveira

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.