Ação da AGEMS com Energisa e Prefeituras sobre arborização urbana e segurança da rede de energia chega à Grande Dourados

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, maio 17, 2024 as 11:48 | Voltar

Mais de 30 representantes de municípios da região participaram de encontro técnico que discutiu responsabilidades, planejamento e prevenção de incidentes envolvendo plantio e poda de árvores

A ação da Agência Estadual de Regulação (AGEMS) em parceria com a concessionária Energisa para a conscientização sobre arborização urbana e segurança da rede elétrica chegou a Dourados, reunindo 38 representantes de municípios daquele polo regional.

Falando com prefeitos, secretários ou responsáveis pelo setor de serviços urbanos, a reunião técnica levou sugestões, recomendações e alertou para a responsabilidade sobre poda e plantio corretos de árvores na área urbana, para prevenir riscos de incêndios ou outros incidentes que podem ameaçar o fornecimento de energia e a segurança das pessoas.

“Foi um debate muito produtivo, onde apresentamos as legislações sobre as responsabilidades da distribuidora e das Prefeituras, ouvimos os representantes para alinhar melhorias e também divulgamos fontes de auxílio sobre a elaboração dos planos de arborização”, conta a assessora técnica da Diretoria de Gás, Energia e Mineração, Adriana Ortiz.

Um dos instrumentos sugeridos pela AGEMS e que pode ser utilizado pelas Prefeituras é o Roteiro para Elaboração do Plano Municipal de Arborização Urbana, criado pela Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc). Também foi tema da conversa técnica o convênio que pode ser feito entre a distribuidora e a Prefeitura para a realização de poda, como o que foi estabelecido com a Capital.

Responsabilidades

O foco dos eventos que vem sendo promovidos é reunir os representantes responsáveis por esse tema para dialogar, discutir, esclarecer sobre a legislação e alinhar as ações necessárias quanto se trata tanto do plantio, quanto da poda de árvores próximas à rede de energia elétrica.

“A responsabilidade pela poda normalmente é compartilhada entre a concessionária, a quem cabe a manutenção da rede, e os órgãos públicos municipais, que cuidam da arborização urbana”, explica o engenheiro eletricista e coordenador da Câmara Técnica de Energia, Paulo Patrício da Silva, que faz a apresentação técnica da AGEMS. “A empresa de energia é responsável pela poda dos galhos que representam risco para a rede elétrica e os órgãos municipais cuidam da poda estética e da saúde das árvores. O cuidado, no entanto, deve começar já no planejamento do plantio”.