Ação de promoção à saúde traz fisioterapeuta para orientar colaboradores

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, março 10, 2017 as 12:43 | Voltar

Campo Grande (MS) – Em mais uma ação voltada à saúde dos colaboradores da Agepan, a Diretora de Administração e Planejamento, em parceria com a Secretaria de Administração do Estado, promoveu no dia 9/3 uma palestra com especialista em fisioterapia. O médico fisioterapeuta Paulo Endrigo Fachin, de uma clínica parceira do Estado, apresentou aos servidores uma série de informações para orientar um comportamento físico correto no dia a dia do trabalho de cada um, visando prevenir dores, desconfortos e o risco de lesões futuras mais sérias decorrentes de má postura.

Realizado pelo setor de Recursos Humanos da Agência, em conjunto com a Coordenadoria de Promoção da Saúde e Valorização do Servidor/Superintendência de Desenvolvimento de Pessoas da SAD, o evento serviu para esclarecer dúvidas e fazer um alerta sobre os hábitos que prejudicam a saúde.

Cuidar bem da coluna

Utilizando ilustrações e próteses, o especialista demonstrou de forma didática como cada parte do corpo recebe carga de acordo com a maneira de andar, sentar, se posicionar na frente ao computador, relaxar, segurar o celular para ler ou digitar.  “A postura errada gera patologias que prejudicam as atividades diárias”, alertou Fachin. Atitudes incorretas por tempo prolongado podem ainda gerar problemas de saúde mais sérios, ele ressaltou.

As informações despertaram o interesse dos servidores para cuidados que são necessários tanto no local de trabalho, quanto na vida fora do escritório.

Dicas

Para quem trabalha muito tempo sentado ou em pé, a principal orientação é: postura correta o tempo todo, e descanso para o corpo quando necessário. Mudanças simples de hábitos podem ajudar muito nesse cuidado com a saúde.

FATORES QUE COLOCAM A COLUNA EM RISCO

- Má postura no sentar e andar;

- Excessos na prática desportiva;

- Uso de salto alto;

- Enfraquecimento das estruturas ósseas provocadas pelo tempo e pela descalcificação;

- Excesso de peso;

- Aumento na barriga (que afeta a postura);

- Transporte de objetos pesados;

- Forma de pisar e até problemas como o pé chato.

Para cuidar da coluna:

- Realize frequentemente exercícios físicos;

- Cuide do seu peso corporal;

- Utilize calçados confortáveis;

- Adote uma postura correta ao andar e sentar ou na realização de atividades de rotina em casa e no trabalho.

 

Publicado por: Gizele Oliveira

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.