AGEMS agrega conhecimento para fortalecer qualificação no setor de transporte ferroviário

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, maio 29, 2023 as 09:20 | Voltar

Representantes da Agência participam de atividade prática de inspeção, com ANTT

Com foco em novos conhecimentos que fazem avançar os a regulação para o desenvolvimento sustentável de Mato Grosso do Sul, a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Agems) integrou esta semana a equipe que realiza inspeção técnica programada na ferrovia Rumo Malha Oeste.

A participação aconteceu a convite da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e Coordenação Regional de Fiscalização Ferroviária São Paulo (COFERSP). A inspeção está percorrendo o trecho desde o Distrito de Indubrasil, em Campo Grande, até Três Lagoas.

“É uma oportunidade muito interessante de estarmos em contato com a realidade da ferrovia, com a estrutura, e observar a operação e a fiscalização desse tipo de serviço”, avalia o técnico da equipe da Diretoria de Transportes, Rodovias, Ferrovias, Portos e Aeroportos, Ernesto Katsu.

“Temos um excelente relacionamento com a ANTT em todas as áreas, o que permite interações que contribuem muito para agregar conhecimento, trocar informações e fortalecer o desempenho das duas agências”, afirma o diretor Matias Gonsales.

A primeira etapa do trabalho foi a Inspeção Técnica de Via Permanente no segmento que vai até a Estação Ligação, entre a Capital e o município de Ribas do Rio Pardo, em trecho de 48 km.

Além de Katsuo, participou o diretor Valter da Silva, engenheiro civil, funcionário de carreira, que coordena na Agems a área de Energia e Gás e que está concluindo uma pós-graduação em Engenharia Ferroviária. “É muito importante agregar conhecimento, pessoal e profissionalmente, porque a Agência está inovando dentro do cenário da regulação e em sintonia com os grandes projetos que o Estado tem”, acredita.

Retomada e fortalecimento ferroviário em MS

MS aprovou em 2022 uma nova lei que institui o Sistema Ferroviário Estadual - SFE. A proposta é criar o ambiente necessário para que a iniciativa privada possa construir e operar ferrovias, preservando a qualidade e a eficiência da prestação dos serviços à população sul-mato-grossense.

A previsão é de oportunizar 6.000 km de extensão da malha ferroviária, considerando projetos federais em análise e o que está sendo proposto pelo Estado.

“Tudo isso tendo a AGEMS exercendo as competências da regulação, controle e fiscalização da prestação dos serviços públicos da SFE. É uma grande responsabilidade, que estamos nos fortalecendo cada veza mais para executar”, explica o diretor-presidente da Agência, Carlos Alberto de Assis.