Agems apresenta convênio de resíduos sólidos e desenvolvimento sustentável a 15 municípios de MS

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, setembro 22, 2023 as 18:42 | Voltar

São Gabriel do Oeste- Em um evento que reuniu prefeitos de 15 municípios da região norte de Mato Grosso do Sul, a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul (Agems) apresentou convênio de extrema relevância para o desenvolvimento sustentável dos municípios sul-mato-grossenses.

A apresentação aconteceu nesta sexta-feira (22) na cidade de São Gabriel do Oeste e foi organizada em parceria com o Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari (Cointa).

A Agems, que atua como uma agência reguladora autônoma, demonstrou seu compromisso com a promoção do desenvolvimento sustentável e da qualidade de vida através dos serviços básicos que regulamenta e fiscaliza.

“Nós debatemos a importância da gestão dos resíduos sólidos nos municípios e a importância de um convênio como esse. Na ocasião, esclarecemos todas as dúvidas a respeito do assunto e nos colocamos a disposição prestar todo o suporte necessário aos prefeitos e seus secretários com o objetivo de tornar os municípios de MS mais sustentáveis, nós como agência pensamos no futuro”, comenta a contadora e diretora de saneamento básico da Agência de Regulação, Iara Marchioretto.

A autarquia conta com uma equipe multidisciplinar altamente capacitada, incluindo um corpo técnico especializado, pronto para desempenhar suas funções de regulação e fiscalização em diversos serviços públicos regulados.

De acordo com a coordenadora da câmara técnica de resíduos sólidos Danielle Adma, a Agems já mantém convênios com 22 municípios do Estado, oferecendo apoio integral às iniciativas de desenvolvimento sustentável dessas regiões. “Com isso, a agência desempenha um papel crucial na garantia da qualidade dos serviços públicos e no cumprimento das normas que regem essas atividades”, destaca a engenheira.

Legislação

É importante ressaltar que a legislação federal estabelece a necessidade de regulação e fiscalização em todos os municípios do país, permitindo que as localidades busquem parcerias com agências reguladoras que possuam a expertise necessária.

Para o presidente do Cointa, Enelto Ramos, a Agems com certeza vai contribuir com os municípios e será uma ajuda maior para regulamentar principalmente os resíduos sólidos. “Essa parceria com as cidades e principalmente com o Cointa, o primeiro consórcio do Estado a buscar convênio com uma Autarquia, é essencial para a gestão desse setor em ascensão em nosso estado”, pontua.

"Como representante aqui da região norte, quero agradecer a presença da Agems na reunião do Cointa, hoje falamos sobre sustentabilidade e o aterro sanitário que vai receber os resíduos sólidos da região, é extremamente importante a parceria com a Agems, foi esclarecido todas as dúvidas na palestra de hoje, e com certeza é um momento crucial, nós estamos indo para a solução dos problemas e ter a parceria e regulação por parte da Agems só fortalece e nos da a certeza que nós teremos serviços eficientes, regulados e automaticamente fiscalizados", destacou o deputado estadual Junior Mochi.

Futuro sustentável

O convênio apresentado durante o evento em São Gabriel do Oeste abrange a gestão de resíduos sólidos, um tema de importância crescente em um mundo cada vez mais preocupado com a preservação ambiental.

Com a parceria e assinatura desse convênio, a Agems reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável de Mato Grosso do Sul e demonstra a importância da cooperação entre os órgãos públicos e as comunidades locais para alcançar esse objetivo.

[Fotos: Cleidiomar Barbosa]

Publicado por: Bruna Aquino