AGEMS aprimora conhecimento sobre fiscalização da distribuição de energia elétrica

Categoria: Geral | Publicado: quinta-feira, maio 18, 2023 as 11:39 | Voltar

Equipe da Diretoria de Energia e da Ouvidoria participam do IX Enafid, promovido pela Aneel, reunindo agências de todo o País

A atuação que tem garantido a qualidade do fornecimento de energia elétrica em Mato Grosso do Sul é resultado da capacidade técnica da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Agems) na verificação da prestação do serviço. Em mais uma iniciativa para aprimorar conhecimento e trocar informações, a equipe responsável participa esta semana do IX Encontro Nacional de Fiscais da Distribuição (Enafid), promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em Brasília, e que conta com profissionais de agências conveniadas do todo o País.

Engenheiros, economista e o diretor de Gás, Energia e Mineração, Valter Almeida da Silva, participam do evento, que conta também com a ouvidora da Agência, Cristiane Leite.

Um dos temas em discussão é a contribuição das agências estaduais, como a Agems, ao modelo de fiscalização responsiva. É um modelo adotado pela Aneel e conveniadas nos últimos anos, em que as fiscalizações são planejadas conforme a resposta dos agentes aos comandos regulatórios: o serviço começa sendo verificado pelo Monitoramento, seguido de Análise, Acompanhamento e Ação Fiscalizadora.

Conhecimento e resultados

A Agência de Mato Grosso do Sul tem obtido o constante reconhecimento pelo desempenho na fiscalização e também da gestão do convênio, sendo uma das mais antigas delegadas da Aneel.

“Sem dúvida, isso é resultado da capacidade da equipe, que especialmente na atual administração tem sido valorizada”, conta o diretor Valter. Pela primeira vez, todo o nosso quadro diretamente ligado à fiscalização está presente no Enafid, o que é essencial para atualização intercâmbio de conhecimento”.

“Investir na capacitação dos nossos servidores é uma prioridade, e os resultados vão refletir nos serviços prestados à nossa população”, pontua o diretor-presidente Carlos Alberto de Assis.

Nesta quinta-feira (18), os paineis incluem temas como Qualidade X Tarifa e Custo Operacional, Acompanhamento dos Planos de Resultados de Continuidade, e Proposta de Padronização das informações sobe Interrupções por Situação de Emergência.

Na sexta-feira, o Enafid abre espaço para Contribuições ao Novo Modelo de Descentralização.

Publicado por: Gizele Oliveira

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.