Agems e Fundtur inovam no compartilhamento de dados para modernizar planejamento e oferta de transporte turístico em MS

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, junho 20, 2023 as 08:25 | Voltar

Com investimento em inteligência de dados, a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Agems) e a Fundação de Turismo de MS (Fundtur) se unem para modernizar as informações e aprimorar as condições do transporte de turistas no Estado.

Acordo de Cooperação Técnica assinado hoje (15) vai garantir o compartilhamento de dados de empresas de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros na modalidade turística habilitadas à prestação dos serviços comuns às duas instituições.

O intercâmbio de conhecimento produzido pelo novo CITI – Centro de Integração Técnica e Inteligência da Agência Reguladora e da Plataforma de Inteligência Turística em construção pela Fundtur servirá para desenvolver metodologias e ações individuais e conjuntas na fiscalização e na movimentação dos passageiros desse segmento.

“Investimos em inovação, em tecnologia, e queremos disponibilizar isso para melhorar todo o transporte, incluindo o de turistas dentro do nosso Estado”, explica o diretor-presidente da Agems, Carlos Alberto de Assis. “Essa troca de informações faz com que o Estado possa oferecer melhores condições em todos os setores é assim que a Agência está trabalhando. Quem ganha é o turista, que vai ter a segurança do serviço que está sendo prestado a ele”.

Tecnologia, planejamento e gestão

Para o presidente da Fundtur, Bruno Wendling, a expectativa dessa terceira parceria com a Agems é contar com informação mais detalhada e qualificada sobre quem circula pelas estradas. “De onde vem o turista, qual a quantidade, qual o fluxo de vans, de ônibus, de carros. Tudo isso é fundamental para o planejamento da Fundação de Turismo. Essa parceria vai trazer ainda mais capacidade da gestão, de tomar boas decisões, e do trade entender o andamento do turista para fazer as intervenções necessárias”.

A cooperação técnica com Fundtur está sendo possível porque a modernização do Sistema de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros, coordenada pela Agems, conta com a implantação de um Centro de Integração Técnica e de Inteligência inédito. O CITI engloba o monitoramento dos veículos de linha; o controle de partidas, chegadas e movimentação em tempo real; o conhecimento dos Bilhetes de Passagem Eletrônicos (BP-e) emitidos.

“Dentro do estudo para o plano de transporte que estamos fazendo, nós olhamos também para o turismo, que é uma modalidade muito importante na realidade de Mato Grosso do Sul”, explica o diretor de Transportes da Agems, Matias Gonsales. “Esse compartilhamento vai ser muito importante também para nós captarmos da plataforma da Fundtur alguns dados que vão enriquecer os nossos resultados”.