Agems e prefeitura de Alcinópolis fortalecem parceria para inovação na gestão dos resíduos sólidos

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, agosto 25, 2023 as 14:52 | Voltar

Alcinópolis, conhecida como a "Capital da Arte Rupestre" no Mato Grosso do Sul, é um verdadeiro tesouro de grutas, cânions, pinturas rupestres, vida selvagem e paisagens deslumbrantes. Enquanto a cidade encanta os olhos dos visitantes com sua riqueza natural e cultural, um novo capítulo de sua jornada sustentável está sendo escrito através da parceria fortalecida entre a Agência de Regulação dos Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul (Agems) e a prefeitura.

A busca por um futuro mais sustentável e pela redução dos impactos negativos gerados pelo manejo inadequado dos resíduos sólidos está se tornando uma realidade mais palpável com a colaboração entre essas duas entidades. Com uma visão voltada para a preservação ambiental, a parceria visa promover inovações na gestão dos resíduos sólidos, alinhando-se à essência única e diversificada de Alcinópolis.

Durante assinatura do convênio e manejo dos resíduos sólidos, o diretor-presidente da Agems, Carlos Alberto de Assis, enfatizou o papel crucial da agência como facilitadora nesse processo de transformação. Ele expressou o compromisso da Agência de Regulação em fornecer suporte técnico especializado para a prefeitura, estabelecendo-se como um alicerce sólido para as iniciativas de gestão de resíduos.

"Estamos à disposição para disponibilizar conhecimento específico e técnico nessa jornada. Nosso propósito é estar aqui para auxiliar no que for necessário", afirmou Assis.

Gestão e conscientização

Diretora de saneamento básico da Agems destaca que uma das principais prioridades dessa colaboração é conscientizar a população sobre a importância fundamental de manejar os resíduos sólidos de maneira adequada.

“A gestão responsável dos resíduos não apenas contribui para a preservação do meio ambiente, mas também para a qualidade de vida das gerações atuais e futuras. Com Alcinópolis sendo um tesouro natural, é essencial adotar práticas sustentáveis para proteger e valorizar esse patrimônio único”, pontua Iara.

A gestão eficaz dos resíduos sólidos não é apenas uma questão técnica, mas também uma questão de conscientização e participação da comunidade. A colaboração entre a Agems e a Prefeitura de Alcinópolis visa não apenas implementar inovações técnicas, mas também educar os moradores sobre a importância de reduzir, reutilizar e reciclar, minimizando assim o impacto ambiental.

“Temos uma riqueza ecológica e estamos avançando nos assuntos ambientais e é extremamente importante essa parceria com a Agems. Quero agradecer a toda a equipe em nome do presidente Carlos Alberto e tenho certeza que esse é o início de uma grande ação que vai ficar marcada na nossa cidade e que além de preservar vai projetar Alcinópolis para o futuro”, finaliza o prefeito do município Dalmy Crisóstomo.

Publicado por: Bruna Aquino