AGEMS e prefeitura de Aparecida do Taboado fortalecem parceria e traçam novas estratégias em convênio de saneamento e resíduos sólidos

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, janeiro 13, 2023 as 09:40 | Voltar

Dentro da lei de regionalização do saneamento básico para Mato Grosso do Sul, a AGEMS fortaleceu e traçou novas estratégias em convênio com o município de Aparecida do Taboado.

Nesta quinta-feira, o diretor-presidente da Agência Reguladora, Carlos Alberto de Assis e a diretora de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos, Iara Marchioretto, receberam o prefeito do município José Natan de Paula Dias e o secretário adjunto de obras Allison Alves Rodrigues Souto para uma visita institucional na Agência.

Estreitar laços com os municípios dentro da regulação é uma das ações que a AGEMS realiza para fomentar o saneamento básico e a sustentabilidade dentro do Estado Sul-mato-grossense.

Resíduos Sólidos
Aparecida do Taboado é também um dos municípios do Estado que atua na área de resíduos sólidos e realiza o transbordo e a coleta seletiva em todo o município. Ação que foi parabenizada pelo diretor-presidente Carlos Alberto.

"É isso que Mato Grosso do Sul precisa e a Agência busca fomentar isso, municípios desenvolvidos, mais sustentáveis, entregando maior qualidade de vida aos seus cidadãos. A AGEMS está à disposição para formar parcerias e prestar todo apoio em todas as áreas em que atua”, afirma Assis.

O prefeito José Natan destacou a importância da AGEMS no apoio aos municípios e agradeceu o empenho dos técnicos na fiscalização programada in loco realizada em Aparecida que realizou um parâmetro das necessidades em termos de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Além de equipes capacitadas, a Agência conta com o uso de drones na região para obter os melhores resultados.

Educação Ambiental
A diretora de saneamento Iara, entregou aos representantes do município, o material didático sobre o tema. As cartilhas de Direitos e Deveres em duas versões apresentam o conceito e importância da Educação Ambiental aos cidadãos.

Através de convênio, a autarquia e o município podem desenvolver projetos de Educação Ambiental e apoiar as ações relativas à regionalização do saneamento básico.

Fotos: Cleidiomar Barbosa

Publicado por: Bruna Aquino