A fiscalização da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul (AGEMS) sobre a qualidade da distribuição de energia elétrica em áreas rurais chega a mais municípios de Mato Grosso do Sul. A partir desta terça-feira (18), a equipe visita e realiza inspeção de redes em duas propriedades em Inocência, uma em Ribas do Rio Pardo e três em Três Lagoas, todas localizadas em área de concessão da Energisa MS.
O trabalho da continuidade à fiscalização presencial iniciada em dezembro, em propriedades na área de concessão da Neoenergia Elektro (fotos), atendendo a necessidades apresentadas por consumidores por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro). Com essa ação, classificada como Análise de Demanda, a AGEMS está conferindo in loco as condições de manutenção preventiva e corretiva na rede e demais instalações de distribuição.
Energia com qualidade
O foco é checar qualidade e a segurança da distribuição de energia que atende a empreendimentos produtivos da região, onde é forte a presença da agroindústria da celulose, para garantir o fornecimento e evitar riscos de acidentes ou incêndios florestais.
O Diretor de Gás e Energia, Valter A. Silva, explica que a fiscalização presencial é de extrema importância, como um procedimento complementar ao monitoramento remoto e às fiscalizações de escritório. “Já concluímos uma primeira etapa, agora estamos avançando em mais regiões, checando em campo se o serviço é realizado dentro de uma normalidade técnica, e se tem atendido de forma satisfatórias as reivindicações dos consumidores”, reforça. “É um trabalho que vem acontecendo desde o segundo semestre de 2021, a partir de pontos levantados por clientes rurais e a Secretaria de Produção, para identificar se as concessionárias precisam fazer correção ou assegurar que o serviço está sendo prestado com total segurança”.
O diretor presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis, lembra que além do trabalho regular realizado em convênio com a Aneel, com ações anualmente programadas, a Agência vem expandindo suas atividades e fortalecendo a fiscalização. “Essas análises de demanda são recebidas, verificadas e resultam em operações de fiscalização quando surge necessidade. É importante a Agência estar cada vez mais perto dos consumidores, receber informações e colocar sua capacidade técnica a serviço da checagem que garanta ao cidadão um serviço adequado”.