AGEMS fará operação especial durante feriadão de carnaval

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, fevereiro 15, 2023 as 15:33 | Voltar

A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (AGEMS) deu início hoje (15) à uma operação especial de fiscalização para garantir a oferta do transporte seguro aos passageiros e combater o serviço clandestino nas linhas intermunicipais no período de Carnaval.

Nos dias que antecedem a folia, durante o feriado, e até ao menos 27 de fevereiro equipes da Câmara Técnica de Transportes e Assessoria Militar atuarão especialmente em regiões de acesso a cidades que tradicionalmente recebem grande fluxo de foliões.

As operações acontecerão em rodovias; bases da polícia rodoviária e polícia ambiental; trevos e perímetros urbanos, abrangendo Campo Grande e entorno, e municípios como os da região de Fronteira, do Sudoeste, e Pantanal.

A ação concentrada nesses locais leva em conta a realização de festas públicas de Carnaval ou a grande mobilização de pessoas para destinos turísticos.

“Vamos checar a prestação do serviço das concessionárias e operadores autorizados de linha, fiscalizar também o serviço de fretamento e combater os clandestinos, que são um risco para o passageiro”, afirma o diretor de Transportes, Matias Gonsales.

Regular x clandestino

Transportadores autorizados precisam cumprir os horários, a emissão de bilhete eletrônico, a oferta de ônibus em condição de higiene, limpeza e segurança, e todas as normas legais de um prestador de serviço autorizado.

Na série de operações, a Agência vai também coibir a prática de transporte clandestino. Transportadores não autorizados, seja na prática de linha regular, ou de lotação, serão autuados e poderão ter o veículo apreendido.

“A AGEMS está empenhada em garantir ao cidadão o serviço seguro, com qualidade”, destaca o diretor-presidente Carlos Alberto de Assis. “Nós cobramos das empresas o atendimento correto, e os ilegais devem saber que não vamos permitir esse risco para o cidadão sul-mato-grossense”.

Apreensões

Já nesta quinta-feira, a AGEMS realizou três apreensões de transportadores clandestinos ainda antes do início oficial das operações.

Campo Grande foram flagrados um veículo de passeio que fazia o trecho para Sidrolândia e um micro-ônibus que pretendia levar passageiros a Ponta Porã.

O outro apreendido foi um micro-ônibus não autorizado na região norte do Estado.