“AGEMS Perto de Você” chega aos municípios para ouvir consumidores e fortalecer parceria com Prefeituras

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, março 8, 2023 as 10:56 | Voltar

Mais próxima dos municípios, ainda mais acessível aos usuários. Assim é o projeto que está levando a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (AGEMS) para as cidades de Mato Grosso do Sul, iniciado de forma piloto em Rio Negro.

A iniciativa inédita chamada AGEMS Perto de Você pretende apresentar o trabalho da Agência, conhecer a estrutura de Ouvidoria disponibilizada para os cidadãos e ouvir in loco demandas de usuários nos postos de atendimento das prestadoras de serviço.

Em Rio Negro, a Ouvidora Cristiane Leite e a Analista de Regulação Nauristela Damasceno promoveram encontro com o secretário de Planejamento e Turismo, Anderson Gonçalves, e a ouvidora, Samara Cristina Silva.

Além da atuação que a AGEMS já tem em serviços tradicionais como o abastecimento de água e esgoto, energia elétrica e transporte de passageiros, chamaram a atenção para a importância do convênio de regulação na área de resíduos sólidos. Nesse segmento do saneamento básico, a Agência tem oferecido suporte às Prefeituras para a gestão dos resíduos e a criação de um canal de comunicação com os usuários.

“Queremos estabelecer com o Município um relacionamento importante, trocar informações, orientar, e juntos fazer com que os serviços públicos sejam melhores”, afirmou Cristiane

O secretário Anderson disse que as informações recebidas mostram que a AGEMS representa um meio pelo qual a cidade pode melhorar o serviço público e dedicar ao cidadão um atendimento condizente com os impostos que ele paga. “Ficamos gratos em saber que tem agora um veículo pelo qual se pode fiscalizar e melhorar esse atendimento”, elogiou.

Empresas

A 150 km de Campo Grande e com cerca de 5 mil habitantes, Rio Negro é atendida pela Sanesul (abastecimento de água e esgoto), Energisa (distribuição de energia elétrica) e por uma empresa e um operador autônomo de transporte intermunicipal. O AGEMS Perto de Você foi verificar como estão os pontos de atendimento e de embarque desses prestadores.

Saneamento

Uma grande obra de saneamento está levando água para o bairro São Francisco, onde foram executados 4 mil metros de rede e 110 ligações. Além da Ouvidoria, equipe da Diretoria de Saneamento Básico foi à cidade para fiscalizar as operações e conferir as condições do escritório de atendimento da empresa.

Energia

No posto da Energisa, foi feita uma pesquisa de satisfação por amostragem, com os consumidores que estavam no local no momento da visita. O funcionário público Edson Reduk foi retirar a fatura de energia elétrica e considerou “de suma importância a presença da equipe”. “A gente mesmo não conhecia esse trabalho da nova AGEMS. Essa divulgação é muito importante”, avaliou.

Transporte

A loja de venda de passagem intermunicipal e ponto de embarque/desembarque para o ônibus da Cruzeiro do Sul também recebeu visita da Agência Reguladora.

Todos esses locais que atendem diretamente ao usuário, agora contam com um totem informativo da Ouvidoria da AGEMS, em que o usuário aponta a câmera do celular para um QR Code e automaticamente é direcionado a todos os canais para registrar reclamação, pedir informação, fazer sugestões ou denúncias.

“Somos parceiros das Prefeituras e dos cidadãos. Todos queremos serviços públicos cada vez mais modernos, mais seguros e que atenda ao real interesse do sul-mato-grossense”, reforça o diretor-presidente Carlos Alberto de Assis.