AGEMS tem papel fundamental na consolidação da Rota Bioceânica, diz secretário de Desenvolvimento

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, novembro 28, 2023 as 17:35 | Voltar

Agência participa da expedição que saiu de Campo Grande no dia 24 e chegou hoje a Iquique, no Chile, onde participa com a caravana de encontros estratégicos com governantes regionais dos quatro países

Com representantes da Agência Estadual de Regulação (AGEMS), a expedição RILA - Rota da Integração Latino Americana completou nesta terça-feira (28) a última etapa da viagem de ida até Iquique, no Chile. Saindo cedo de San Pedro de Atacama, nos Andes chilenos, a caravana chegou à cidade portuária no Pacífico, ponto de ligação com grandes mercados asiáticos.

“Não vamos ter Rota Bioceânica sem uma regulação de transportes adequada. Nós, junto à AGEMS, vamos ter que fazer todo um trabalho de habilitar os nossos transportistas na área internacional”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck sobra a importância da Agência.

E a estratégia que a direção da AGEMS vem adotando de buscar expandir a atuação em convênio com agências federais, especialmente a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), será fundamental, reconhece o secretário.

“A Rota Bioceânica se constrói com um conjunto de conhecimento, da regulação, do mercado, de cada um que está diariamente trabalhando por isso. E a Agência terá, por exemplo, um primeiro importante papel de identificar quais são os grandes gargalos que temos ainda sobre o transporte de produtos, sejam eles agrícolas ou frigorificados, para que possamos, daqui a três anos, estarem sendo vendidos por aqui”.

Verruck agradeceu a participação da Agência na Expedição, reforçando o reconhecimento da regulação para consolidar a Rota da Integração.

Em Iquique, autoridades, técnicos, empresários e pesquisadores da caravana sul-mato-grossense participam do Fórum de Territórios Subnacionais do Corredor Bioceânico de Capricórnio.

O tema principal do evento é a Rota Bioceânica.

Publicado por: Gizele Oliveira

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.