AGEMS terá papel fundamental no sucesso da nova concessão rodoviária de mais de 400 km em MS

Categoria: Geral | Publicado: quinta-feira, novembro 10, 2022 as 14:37 | Voltar

Presidente da Agência acompanhou leilão do complexo formado pela MS-112 e BRs 158 e 436 e destacou a importância da regulação para que o setor privado preste o melhor serviço ao usuário

A nova concessão rodoviária realizada hoje pelo Estado de Mato Grosso do Sul coloca mais um grande desafio nas mãos da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (AGEMS). Com a expertise de mais de um ano e meio na regulação da MS-306, a Agência agora já prepara a atuação nas novas regiões abrangidas pelo trecho concedido da MS-112, BR-158 BR-436.

O Consórcio Way Brasil foi o vencedor do leilão, realizado na B3, em São Paulo (SP), com a oferta de outorga de R$ 150.730.000,00. O certame foi acompanhado de perto pelo diretor-presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis, e o diretor de Rodovias, Matias Gonsales Soares, ao lado do governador Reinaldo Azambuja e outros integrantes do Governo.

Serão mais 412,4 quilômetros sob a responsabilidade regulatória da Agência, que irá fiscalizar o Contrato para assegurar o cumprimento de todos os compromissos voltados a melhorar a trafegabilidade e dar mais segurança aos usuários.

Carlos Alberto comemora o sucesso do leilão e aponta que a AGEMS está preparada e se fortalecendo cada vez mais para cumprir o desafio de garantir que a iniciativa privada parceira do Estado ofereça o melhor serviço. “O resultado comprova a confiança que os investidores têm no Mato Grosso do Sul e nas oportunidades que o nosso Estado oferece”, avalia.

Ele lembra que, assim como na MS-306, a regulação será fundamental, pelo grande impacto que o projeto representa.  “São várias cidades diretamente beneficiadas nesse eixo. Teremos em Inocência, por exemplo, uma das maiores plantas de celulose do Brasil, o desenvolvimento vai chegar ali, e para isso precisamos ter como levar matéria-prima e escoar a produção da indústria”.

O complexo viário concedido compreende a MS-112 (com 200,5 km de extensão); a BR-158 (193,8 km) e a BR-436 (18,1 km). O trecho abrange os municípios de Cassilândia, Paranaíba, Aparecida do Taboado, Inocência, Selvíria e Três Lagoas, no nordeste do Estado, em região de divisa com os Estados de Goiás, Minas Gerais e São Paulo.

A concessão compreende a recuperação, operação, manutenção, conservação, implantação de melhorias e ampliação de capacidade do sistema rodoviário.