Campo Grande (MS) – Em fiscalização realizada na noite desta terça-feira (15), a Agepan multou e apreendeu dois micro-ônibus por prática de transporte irregular de passageiros. Os veículos pertencem às empresas Abietar Locação de Veículos Ltda e Vanzella Viagem e Turismo Ltda.
Os flagrantes ocorreram durante operação no posto da Polícia Rodoviária Federal na BR-262 em Terenos. Os micro-ônibus vinham de Corumbá para Campo Grande, com 13 pessoas cada um. Os passageiros foram deixados em pontos onde pudessem pegar um novo transporte, próximo ao aeroporto e no terminal rodoviário. Os carros, de placas HSY 3086 e NRW 8600, foram recolhidos ao pátio do Detran.
Transporte legal X irregular
A empresa Abietar não pertence ao sistema regular de transporte, é uma locadora de veículos que só pode atuar mediante contrato específico com seu cliente para um determinado serviço. A Vanzella tem cadastro na Agepan, especificamente para a modalidade de fretamento. Os veículos, no entanto, transportavam passageiros como se fosse em uma linha regular, com cobrança individual de passagem, no valor de R$ 100,00, o que é ilegal.
Os passageiros confirmaram aos fiscais a prática irregular dos transportadores, contando que foram aliciados na região fronteiriça de Corumbá com a oferta das passagens para vir para a Capital.
“Estamos intensificando as fiscalizações nesse período de fim de ano, com uma programação ainda mais forte de vistoria ao transporte regular e combate às ilegalidades”, alerta o diretor de Normatização e Fiscalização da Agepan, Ayrton Rodrigues. “É importante que os transportadores regulares cumpram as normas, que os irregulares saibam que a fiscalização vai coibir as infrações e que os passageiros escolham viajar somente com quem atua legalmente”.