Servidores da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos – Agepan receberam nesta terça-feira (16/11) o Viva Saúde – programa de prevenção de doenças primárias, uma ação em parceria da Agência com a Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems).
Profissionais de saúde estiveram na sede da Agepan, em Campo Grande, fazendo a verificação das condições básicas de saúde e orientando para cuidados do dia a dia. Quando necessário, o trabalhador é direcionado para buscar atendimento específico.
O serviço oferecido inclui a verificação da pressão arterial, da glicemia capilar, circunferência abdominal, peso e altura, e o índice de massa corporal (IMC). No momento, o trabalhador já recebe uma avaliação se as condições estão normais ou se há algum alerta que indique a necessidade de buscar um diagnóstico mais profundo.
A coordenadora da equipe da Cassems, Eliane Facco, explica que o Viva Saúde está sendo retomado, após um período suspenso em razão da pandemia de Covid-19. “Aos poucos o programa vai voltar integralmente, com o fechamento de novas parcerias para atendimento completo, suporte e acompanhamento de longo prazo. Mas já estamos garantindo essa primeira fase, em que a verificação serve de sinal, de alerta, para avaliar se está tudo bem com a saúde do servidor”.
O diretor-presidente da Agepan, Carlos Alberto de Assis, compareceu à ação e incentivou a participação da equipe. “É uma verificação rápida, feita num espaço preparado dentro do local de trabalho, que não compromete as atividades do dia e podem fazer uma grande diferença na saúde e bem-estar dos nossos colaboradores”, destacou.
Andressa Falcon Diniz, servidora da área de vistoria de veículos na Câmara Técnica de Transportes, aproveitou a oportunidade. Aos 32 anos, ela conta que o cuidado com a saúde é um hábito permanente, em função de ser hipertensa. “Eu faço sempre o controle, faço o acompanhamento. Não iria perder a oportunidade de verificar hoje aqui se está tudo bem”, diz Andressa.
Como ela, cerca de 40 funcionários passaram pelo atendimento.