Atuação da AGEMS traz melhorias na estrutura de distribuição rural de energia na região leste

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, abril 5, 2023 as 16:48 | Voltar

A ampliação da fiscalização realizada pela AGEMS promoveu melhorias na prestação dos serviços de distribuição de energia elétrica nas Redes de Distribuição Rurais (RDRs) de Três Lagoas e outros municípios do leste do estado. Após concluir a segunda fiscalização de Acompanhamento dos Planos de Resultados da Energisa e da Neoenergia Elektro, a Agência constatou melhora técnica e aperfeiçoamento de prevenção e manutenção nas redes.

“Esse é um trabalho importante que nós estamos fazendo. Ampliamos nossa presença naquela região de Mato Grosso do Sul, atentos às demandas dos consumidores, sejam os de residência, comércio, indústria, e do setor produtivo”, afirma o diretor-presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis. “Nossa fiscalização e nossa Ouvidoria estão ainda mais presentes e contribuindo para melhorar a prestação do serviço”.

Energia segura

Atualmente, a estimativa é de que o Estado tenha mais de 1,3 milhão de hectares, sendo que até 2030 a perspectiva é de que atinja 2,0 milhões de hectares de florestas plantadas, ou seja, aproximadamente 5,6% do território Sul-mato-grossense. No último ano e meio, articulação entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), produtores rurais, AGEMS e concessionárias gerou intervenções para corrigir deficiências, reforçar a prevenção de incêndios florestais e reduzir interrupções de longa duração no abastecimento na região que mais concentra esse tipo de produção agroindustrial.

Analisando demanda de consumidores recebidas por meio da Secretaria, a Agência Reguladora fez reuniões técnicas, inspeções a campo e recomendações que produziram Planos de Resultados, elaborados e executados pelas duas distribuidoras. Equipe da Câmara Técnica de Energia promoveu ações presenciais nas instalações das distribuidoras e inspeções em campo das RDRs.

“Acompanhamos o cumprimento desses planos para verificar se os problemas foram corrigidos. As distribuidoras já têm atividades preventivas e de manutenção permanentes, mas com essa ação direcionada, todo esse trabalho passou por melhorias, o que beneficia a todos os consumidores”, explica o diretor de Gás, Energia e Mineração, Valter Almeida da Silva. Os planos incluíram orientação e tratativas contínuas com proprietários rurais sobre observância da faixa de segurança de redes em relação a árvores plantadas na área de servidão.

Análise e resultados

Nas áreas de concessão da Elektro e da Energisa, foram analisadas as quantidades de interrupções de longa duração em 2021 e 2022, para checar relação com problemas ligados a meio ambiente, suspensão não programada, queima e incêndio, e a avaliação é que as ações implementadas surtiram os efeitos desejados.

Com as manutenções preventivas e atuação em vegetações próximas à rede de distribuição, as reclamações apontadas por consumidores devem ser solucionadas, e as distribuidoras devem manter esses cuidados continuamente.

A fiscalização também constatou que praticamente todos os pontos reclamados ou com algum tipo de problema foram corrigidos, principalmente, manutenções das estruturas das redes elétricas, retirada de redes desativadas e limpezas de faixas de servidão.