Campo Grande (MS) – Aconteceu nessa terça-feira (27), em Campo Grande, a III audiência pública do Concen – Conselho dos Consumidores de Energia Elétrica da Área de Concessão da Energisa/MS, que teve o objetivo de colher contribuições para aprimorar a representatividade da entidade. A ouvidora da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Agepan) e integrante do Conselho, Cristiane Leite Ferreira, avalia que a atuação positiva dos últimos anos e os importantes temas que têm sido discutidos pelo colegiado vem beneficiando os consumidores de todas as classes representadas (comercial, residencial, industrial, agropecuária e poder público). A ouvidora participou da Audiência, com as analistas da ouvidoria da Agepan Anahi Bigarella e Juliana Esteque
Realizada no auditório do Sesc Almirante Barroso, a audiência pública do Concen, presidido pela representante da Fecomércio-MS, Rosimeire Cecília da Costa, destacou uma das pautas defendidas por seus integrantes: os incentivos para instalação de painéis fotovoltaicos. O Conselho trabalha e busca apoio do setor produtivo para a promoção da geração distribuída de energia por painéis fotovoltaicos em Mato Grosso do Sul, que depende de adesão do poder público na concessão de incentivos, como a isenção de tributos (ICMS, PIS e COFINS); abatimento no imposto de renda e redução de juros para financiamento. O assunto foi tema de apresentação feita por representante da Energisa MS.
Também na audiência, a presidente Rosimeire da Costa destacou desafios como a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), que impacta em 4,5% as tarifas dos consumidores do Centro-Sul (Centro-Oeste, Sudeste e Sul) e a necessidade de cotização dos custos da energia comprada de Itaipu, já que o sistema é interligado.
Com informações da Assessoria do Concen
Fotos: Concen