Avanço na gestão e manejo de resíduos sólidos, Agems dá suporte técnico e leva inovação ambiental para o município de Batayporã

Categoria: Geral | Publicado: quinta-feira, agosto 24, 2023 as 17:37 | Voltar

Em um importante passo em direção à gestão sustentável de resíduos sólidos, a Agência de Regulação dos Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul (Agems), firmou nesta semana, um importante convênio com a prefeitura de Batayporã, município em pleno desenvolvimento ambiental e conhecido pelas trilhas ecológicas e turísticas.

O diretor-presidente da Agems, Carlos Alberto de Assis, recebeu o prefeito Germínio Roz e expressou a importância dessa parceria em termos de preservação ambiental e desenvolvimento sustentável.

"A Agems é uma parceira comprometida e está à disposição dos municípios, fornecendo com êxito todos os serviços relacionados ao manejo de resíduos sólidos e também a outros setores que atua, como transporte de passageiros, energia e gás. Contribuímos para o desenvolvimento das cidades, ajudando a formar uma geração que considera o futuro do meio ambiente", afirmou Assis.

O prefeito de Batayporã, destacou os avanços ambientais na cidade e enfatizou a capacidade da Agems em transformar projetos em realidade. Ele ressaltou a urgência de desativar o lixão da cidade e adotar práticas de destinação adequada de resíduos, especialmente em um contexto de queimadas recorrentes.

"Temos pressa devido às queimadas, pois compreendemos a difícil realidade de viver próximo a um lixão. A força da Agems é essencial para os municípios e na implementação desse projeto, que não só trata dos resíduos, mas também da recuperação do solo", afirmou Roz.

Educação Ambiental

A diretora de saneamento básico, Iara Marchioretto, destacou a importância da educação ambiental na promoção de uma mudança de mentalidade em relação aos resíduos sólidos. Ela enfatizou o compromisso contínuo da Agência Reguladora em garantir serviços de qualidade aos cidadãos, além de salientar a cultura da sustentabilidade como um pilar fundamental.

"A educação ambiental desempenha um papel crucial nos municípios. A Agems trabalha incessantemente para fornecer o melhor serviço à comunidade, assegurando que os cidadãos estejam engajados na preservação do meio ambiente", explicou Marchioretto.

O convênio assinado entre a Agência de Regulação e a prefeitura demonstra um avanço significativo na gestão dos resíduos sólidos e na conscientização ambiental.

Bruna Aquino

Fotos: Cleidiomar Barbosa