Concessionária inicia Serviço de Atendimento aos Usuários da MS-306

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, janeiro 22, 2021 as 18:16 | Voltar

Em situações de emergência na MS-360, motoristas podem ligar gratuitamente para 0800 645 0306 e solicitar auxílio na primeira rodovia concessionada pelo Estado de MS. Agepan acompanha início das operações.

Campo Grande (MS) - Nesta sexta-feira, 22/01, a Way-306 Concessionária da Rodovia MS-306, anunciou o início da Operação de Tráfego e prestação de serviços aos usuários na rodovia. Motoristas que viajam entre Costa Rica (km 0) e Cassilândia (km 218,1) já tem à disposição serviços gratuitos de socorro mecânico, socorro médico/pré-hospitalar, inspeção de tráfego, combate a focos de incêndio e apreensão de animais, por meio de veículos e equipes de profissionais especializados.

Essa é a primeira rodovia estadual concedida pelo Governo do Mato Grosso do Sul e fiscalizada pela Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Agepan). O diretor de Transportes e Rodovias da Agência, Ayrton Rodrigues, informa que todo esse processo de ativação dos serviços está sendo acompanhado de perto. Na segunda-feira (25), ele estará, com equipe da Agência, realizando mais uma visita técnica à rodovia.

“É muito importante que a sociedade já possa contar com toda essa gama de serviços, conforme o Estado pretendia ao fazer a concessão. A Agepan vai verificar se todos os requisitos definidos no contrato estão sendo atendidos, até porque isso é exigência para início da cobrança do pedágio”, explica. “Vamos monitorar e validar se estão todos corretos, se há necessidade de melhorias. Estamos na etapa de finalizar essa entrega”.

Operação

Atuando em toda a extensão da MS-306 sob concessão (219,5 quilômetros), durante 24 horas, todos os dias da semana, o Serviço de Atendimento ao Usuário conta com 1 veículo de inspeção de tráfego para monitoração da rodovia, 2 guinchos leves, 2 guinchos pesados, 3 ambulâncias de resgate/atendimento pré-hospitalar; 1 veículo adaptado para remoção de animais e objetos na pista e 1 caminhão-pipa para combater focos de incêndio na rodovia, totalizando 10 veículos, além de veículos de apoio operacional.

As equipes e viaturas do Serviço de Atendimento ao Usuário estão de prontidão em 3 bases operacionais e de atendimento ao usuário - SAUs, implantadas pela concessionária em pontos estratégicos da rodovia. A coordenação e o acionamento das equipes são feitos por sistema de radiocomunicação pelo Centro de Controle Operacional - CCO da Way-306, instalado na sede da concessionária em Chapadão do Sul.

Bases operacionais e de atendimento - SAUs

As SAUs funcionam ininterruptamente e contam com sanitários adaptados às necessidades de usuários com mobilidade reduzida, bebedouro, fraldário, estacionamento para veículos leves e pesados, área de descanso, livro de manifestações do usuário e totem de autoatendimento para contato online com o Centro de Controle Operacional – CCO, acesso ao site e telefone de emergência 0800.

Inspeção de tráfego

O Serviço de Inspeção de Tráfego é composto por uma viatura que circula por todo o trecho sob concessão ininterruptamente, para detectar ocorrências, tanto na pista quanto na faixa de domínio, e situações anormais que possam prejudicar o tráfego.

Os inspetores monitoram as condições da estrada, a fiscalização da faixa de domínio, o atendimento aos usuários, a liberação de pista em caso de acidente, assim como o registro do ocorrido. Para manter a segurança e a fluidez da via, eles cuidam também da sinalização de tráfego e da verificação das condições de segurança das obras. Uma vez detectada uma ocorrência, a inspeção presta auxílio inicial no local e aciona o Centro de Controle Operacional para mobilização de outros recursos operacionais, quando necessários.

Serviço Médico de Emergência

O serviço de Resgate/Atendimento Pré-hospitalar – APH da Way-306 é prestado por equipes de profissionais da área médica, que receberam treinamento específico para o atendimento de emergências como desencarceramento de vítimas presas nas ferragens e resgate em altura em rodovias, com supervisão e orientação permanente de um médico regulador.

Disponível nas 24 horas do dia, o serviço conta com três ambulâncias do tipo C, viatura mista de resgate e primeiros socorros, equipada com ferramental especial para retirada de vítimas presas nas ferragens, extintores, alavancas para remoção de fios elétricos, e equipamentos médicos para imobilização e remoção de vítimas.

Socorro mecânico

O Socorro Mecânico é realizado por profissionais treinados e capacitadas em mecânica para efetuar pequenos reparos nos veículos com problemas na rodovia. Quando não for possível resolver no local, serão utilizados 2 guinchos leves ou 2 guinchos pesados na remoção dos veículos em pane ou acidentados para locais de apoio mais próximos, como postos de serviços, onde os usuários terão condição de segurança e meios de comunicação para providenciar recursos próprios adequados.

O guincho leve é um caminhão com cabine dupla para sete passageiros, equipado com plataforma hidráulica para transportar veículos leves danificados ou com defeito. Já os guinchos pesados têm recursos apropriados ao transporte de veículos de grande porte, como caminhões, ônibus e similares. Possuem também sistema hidráulico para destombamento e içamento de veículos.

Já nas primeiras horas de operação na sexta-feira (22), a equipe de Operação de Tráfego realizou o primeiro atendimento de socorro ao usuário: uma pane mecânica, que deixou uma família dentro de uma picape S-10 parada na rodovia. O motorista contou que enquanto viajavam, a roda do veículo saiu. “Paramos no meio da estrada e um motorista passou e informou que a Way-306 já estava atendendo. Fomos até a base operacional mais próxima e em poucos minutos a equipe chegou e já guinchou o veículo”, relatou a passageira, Alexandra Félix. “Estávamos com uma criança e um bebê dentro do carro, e se não fosse a Way nós teríamos que passar a noite dentro da picape, embaixo de chuva, como já aconteceu outra vez”.

Combate a focos de incêndio

A Way-306 dispõe de 1 caminhão-pipa ou irrigadeira, com tanque de 8 mil litros para transporte de água, equipado com moto-bomba e sistema de bicos de limpeza frontais, mangueira de combate de incêndio, torre com canhão direcional de água com alcance de 60 metros de distância e sistema misturador para injeção de espuma para combate a incêndios. O operador do caminhão-pipa dará apoio ao Corpo de Bombeiros, que será acionado pelo CCO, evitando o alastramento dos incêndios até sua chegada. Além disso, dá suporte em serviços de orientação de tráfego ou atendimentos de incidentes, contribuindo para a segurança dos usuários.

Apreensão e remoção de animais

Equipes especializadas da concessionária utilizam 1 caminhão para a apreensão e remoção de animais na pista e faixa de domínio da rodovia, que possam colocar os usuários em situação de risco.

A inspeção de tráfego também procura solucionar o problema, retirando os animais da área de circulação e devolvendo-os ao seu lugar de origem. Se houver cercas quebradas, estas são reparadas com os materiais à disposição na viatura. Quando possível, procura identificar o proprietário do animal.

Falar com a Way-306

Também desde a sexta-feira, 22 de janeiro, a concessionária disponibilizou vários canais de comunicação e informação, outra obrigação contratual.

Central de Atendimento 0800 645 0306 - Ligação gratuita – É o telefone de contato direto com o Serviço 0800 e o CCO - Centro de Controle Operacional da Way-306. Destinado prioritariamente às solicitações de auxílio em emergências na rodovia, mas que atende também pedidos de informações, sugestões e reclamações.

Ouvidoria Way-306 – e-mail: ouvidoria@way306.com.br - tel. (67) 3562-7650 ramal: 7680

Contatos com a sede administrativa, em Chapadão do Sul: 3562-7650

Site: www.way306.com.br – Contém informações sobre a concessionária, mapa do trecho sob concessão, localização das bases operacionais e de atendimento ao usuário (SAUs); praças de pedágio (futuras), postos de abastecimento e serviços na rodovia; posto da PMRv; posto da Agepan; notícias sobre a concessionária, programação de obras e serviços, e demais contatos.

Livro de Manifestações – Nele os usuários podem registrar suas sugestões, pedidos de informação, elogios e reclamações. Disponível nas 3 bases operacionais e de atendimento ao usuário (SAUs) localizadas na rodovia.

Carta – A/C Ouvidoria Way-306 - Av. Dois, 1947 – Centro – Chapadão do Sul – MS -  CEP.: 79.560-000.

Agência Reguladora

Em caso de ter um problema que não foi solucionado pela concessionária, o usuário pode registrar uma solicitação na Agepan (reclamação, denúncia, informação). Os contatos da Ouvidoria são:

Telefone: 0800 600 0506

E-mail: ouvidoria@www.agems.ms.gov.br

E-Ouvidoria: ouvidoria.agepan.ms.gov.br

Correspondência: Av. Afonso Pena, 3.026, centro - CEP 79002-075 - Campo Grande-MS

Publicado por: Gizele Oliveira

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