Em alusão ao Dia da Consciência Negra, comemorado no próximo dia 20 de novembro, a AGEMS, Agência de Regulação do Mato Grosso do Sul, participou do lançamento do programa “Respeito Dá o Tom”, uma iniciativa da Ambiental MS Pantanal, Parceria Público-Privada (PPP) entre a Sanesul e a Aegea, empresas relacionadas ao saneamento básico.
O programa foi lançado nos 68 municípios do Mato Grosso do Sul onde a MS Pantanal presta serviços. O evento de lançamento aconteceu no último dia 11 de novembro, na comunidade quilombola Tia Eva, em Campo Grande.
“Estamos diante de um dia muito importante. Esse com certeza é um programa de extrema relevância e que vai valorizar cidadãos, trabalhadores que se declaram pretos, pardos e indígenas que merecem respeito. Esse é um grande passo na luta contra o racismo e a favor da igualdade racial em que tanto lutamos”, afirma o diretor-presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis.
O programa
Respeito Dá o Tom foi lançado em 2017 pela Aegea e já possui cinco anos de existência. O objetivo é promover a equidade nas oportunidades de acesso à empresa e crescimento profissional dos colaboradores negros.
Além disso, o programa pretende estabelecer um ambiente de trabalho livre de racismo, preconceitos, discriminações e demais atitudes que comprometam o respeito entre os colegas. Fazem parte do programa palestras e rodas de conversa sobre a conscientização da importância social da diversidade no mercado de trabalho.
A comunidade
O local do evento, a comunidade Tia Eva teve um significado muito importante. Também conhecida como comunidade da Igrejinha de São Benedito, a comunidade localizada no bairro São Francisco, em Campo Grande, teve sua certidão de autodefinição como comunidade remanescente de quilombo reconhecida pela Fundação Cultural Palmares – entidade pública brasileira vinculada ao Governo Federal, com o intuito de promover a afro-brasilidade.
*Com informações da Aegea