Consumidor pode identificar fuga de energia que impacta na conta de luz

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, julho 20, 2015 as 13:22 | Voltar

Campo Grande (MS) - Problemas de isolamento das fiações e conexões, assim como os aparelhos elétricos com defeito podem causar as chamadas "fugas de energia" ou “fuga de corrente”. Você já ouviu falar desse problema?
Por exemplo, se a sua instalação, em 110 volts, tiver uma fuga de corrente de 0,1 ampère, você terá somado à sua conta de luz mais 7,9 kWh sem perceber.

Dicas:

Para identificar fuga de energia desligue todos os aparelhos das tomadas e também todas as luzes. Verifique se o seu relógio continua girando. Em caso positivo você tem energia escapando.

Chame um eletricista para verificar as conexões (emendas) em todas as caixas de passagem, nos interruptores, tomadas e pontos de luz. Se a instalação da casa for dividida em vários circuitos elétricos (aquelas chaves no quadro interno de luz) é bem mais fácil identificar o problema. Faça a operação circuito por circuito.

Fique alerta com os equipamentos que dão choques - com certeza há fuga de energia. Comece por eles. Ligue aparelho por aparelho na tomada, mas não acione o comando de funcionamento e certifique-se de que o modo stand by esteja desligado. Em seguida, observe se o relógio de luz continua girando. Em caso positivo, leve o eletrodoméstico a uma assistência técnica para sanar o problema.

Publicado por: Gizele Oliveira

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.