De olho na eficiência e segurança, AGEMS inspeciona Redes de Distribuição Urbanas e Rurais de energia

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, março 12, 2024 as 10:00 | Voltar

Essencial na garantia da segurança, confiabilidade e eficiência do fornecimento de energia elétrica aos consumidores, a Agência Estadual de Regulação (AGEMS) está realizando neste mês de março inspeções de Redes de Distribuição Urbanas e Rurais.  O foco é assegurar a conservação, operação e manutenção de ativos da concessionária Energisa Mato Grosso do Sul (EMS) que atende a 1,084 milhão de clientes em 74 municípios.

A fiscalização visa, especialmente, a continuidade do fornecimento de energia para algumas redes de distribuição priorizadas, verificando as causas dos valores elevados dos indicadores de duração e frequência das interrupções (DEC e FEC) registrados nos últimos anos.

Engenheiros da Câmara Técnica de Energia (Catene) inspecionam, durante 20 dias, as redes de média tensão em 13,8 kV e de baixa tensão em 220V dos alimentadores da distribuidora. “Nesse trabalho, nossa equipe verifica o estado de conservação e de possíveis irregularidades, que podem comprometer o desempenho do sistema de distribuição ou oferecer riscos a terceiros”, conta o engenheiro Paulo Ajeje.

Programação

Na primeira semana de fiscalização, foi realizada a inspeção nos alimentadores na Subestação Campo Grande, envolvendo almoxarifado e alimentadores urbanos.

Nesta semana, o trabalho acontece na Subestação Aquidauana, com verificador de Alimentador Rural. A etapa seguinte será na Subestação Eldorado, em inspeção de Alimentadores Urbanos. A programação ainda inclui Subestação Amambai, também envolvendo Alimentadores Urbanos.

 

Você sabia? Inspeção de redes tem importância crucial na segurança, confiabilidade e eficiência do sistema de distribuição de energia.

Segurança Pública: As inspeções ajudam a identificar e corrigir potenciais problemas de segurança, como postes danificados, fiação exposta, instalações inadequadas e outras condições que possam representar riscos.

Prevenção de Acidentes: Ao identificar e corrigir problemas de infraestrutura elétrica, as inspeções reduzem o risco de acidentes elétricos, incêndios e outras emergências relacionadas à eletricidade.

Confiabilidade: Ao detectar e reparar defeitos e falhas nas redes de distribuição, as inspeções ajudam a garantir que o fornecimento de energia elétrica seja confiável e contínuo, minimizando interrupções.

Eficiência Energética: As inspeções também podem identificar oportunidades para melhorar a eficiência energética, como a substituição de equipamentos antigos por versões mais eficientes e a detecção de vazamentos de energia.

Redução de Perdas: A identificação e reparação de falhas na rede de distribuição contribuem para a reduzir perdas técnicas e comerciais, aumentando a eficiência operacional das concessionárias de energia elétrica.

Conformidade Regulatória: As concessionárias de energia elétrica são obrigadas por regulamentações a realizar inspeções regulares em suas redes de distribuição para garantir conformidade com padrões de segurança e qualidade estabelecidos.

Publicado por: Gizele Oliveira

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.