Drive Thru da Reciclagem segue até sábado promovendo ações de sustentabilidade

Categoria: Geral | Publicado: quinta-feira, março 14, 2024 as 19:57 | Voltar

Evento começou hoje, reforçando parcerias da regulação, das empresas e do Estado para a preservação ambiental e o bem-estar do cidadão

A 11ª edição do Drive Thru da Reciclagem começou hoje (14), com a inédita parceria da Agência Estadual de Regulação (AGEMS) e agregando o saneamento básico à mobilização pelo descarte correto de resíduos sólidos. O espaço sustentável montado nos altos da Avenida Afonso Pena oferece muita informação, educação, lazer e containers para recebimento de descartáveis de todos os tipos, devidamente separados e que serão direcionados para o reuso adequado.

O evento recebeu também a visita da primeira-dama do Estado, Mônica Riedel, que conheceu os estandes e fez doação de itens para o Bazar Vip.

Na abertura oficial, o diretor-presidente da Agência, Carlos Alberto de Assis, afirmou que ações práticas como essa são essenciais para atingir o Estado Verde e de Carbono Neutro pretendido pelo Governo de Mato Grosso do Sul. “O resultado que queremos depende de cada um de nós. Nesse projeto, nós reunimos a cadeia de sustentabilidade”, destacou.

A presidente da DuBem Sustentável, startup idealizadora do projeto, Ana Franzolozo, celebra a dimensão que a nova edição ganhou com a adesão de novos parceiros como a AGEMS.

“Falar de saneamento na proposta de valor do Drive Thru da Reciclagem é fundamental. Precisamos, sim, falar de água, esgoto, drenagem e resíduos sólidos. Todos nós aqui representamos os envolvidos nessa responsabilidade de procurar trabalhar com os municípios, com o nosso estado, com o Brasil e com o planeta”, disse Ana.  “Somos referência, sim, e a proposta é de interligar todos os eixos”.

Reforçando a determinação da Agência em somar ao projeto, a diretora de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos, Iara Marchioretto, considerou simbólico o evento ser realizado no parque que é uma das principais referências de meio ambiente de Campo Grande.

“E essa dinâmica de drive thru significa o dinamismo que é necessário para ajudar, facilitar e ensinar desde as crianças até os idosos, e não desistir”, lembrou. “Estamos felizes que a partir dessa edição é um evento ainda mais completo, com todos os eixos do saneamento. E nós, na AGEMS, buscamos a melhoria desse setor junto com os parceiros privados”.

Cadeia de sustentabilidade

O presidente da MS Pantanal - Parceira Público-Privada da Sanesul na universalização do esgotamento sanitário no Estado - Paulo Antunes, defendeu que “saber sem fazer não é saber”, para enaltecer a iniciativa do Drive Thru, do qual a empresa é mais uma apoiadora.

Para a coordenadora do Fundo de Apoio à Comunidade, da Prefeitura de Campo Grande, Adir Diniz praticar a reciclagem de forma ampla é também uma grande contribuição para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis definidos pela ONU e melhorar a vida das pessoas. “Uma cidade sustentável é uma cidade inteligente. E é isso o que queremos, juntos, fazer pela Capital”, disse.

A cadeia de transformação do que antes era considerado lixo em nova economia, novos produtos e preservação do meio ambiente passa também pelas empresas que operam no segmento, como a Berpram Reciclagem e Preservação Ambiental e a Porto Plast Industria de Plástico. “Nós queremos agradecer a parceria nesse desafio e nessas oportunidades que a iniciativa privada também vem realizando”, disse o administrador Juliano Berton.

A diretora de Inovação da AGEMS, Rejane Monteiro, destaca o sucesso do primeiro dia da mobilização proposta pelo Drive Thru da Reciclagem e convida a população para os próximos dois dias. “É mais um passo na regulação de resultados que nós queremos. Fiscalizar, mas também incentivar, inovar, e ser uma referência para a sustentabilidade em Mato Grosso do Sul e outros estados do Brasil”.

 

Publicado por: Gizele Oliveira

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.