Drive Thru promove coleta de recicláveis e planta semente para atitudes sustentáveis permanentes

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, março 5, 2024 as 07:00 | Voltar

Com parceria com a AGEMS, evento acontece nos dias 14 a 16 de março, reunindo oficinas, atrações culturais, educação ambiental e muito conhecimento para a população

A 11ª edição do Drive Thru da Reciclagem chega com informação e educação ambiental que plantam a semente da sustentabilidade e deverão render frutos mesmo depois dos três dias de evento presencial, de 14 a 16 de março.

O apoio do Governo do Estado, por meio da participação inédita da Agência Estadual de Regulação (AGEMS) e do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), vai transformar o estacionamento do Bioparque em um grande espaço de ação e de conhecimento sobre descarte correto, preservação da água e de reaproveitamento de tudo o que antes iria para o lixo.

A diretora de Inovação e Relações Institucionais da Agência, Rejane Monteiro, reforça que vai estar disponível uma variedade de atividades para dar ao cidadão todas as ferramentas necessárias à adoção de comportamento sobre sustentabilidade.

“Estamos trazendo toda a estrutura de Governo, todos os órgãos ligados à sustentabilidade. Teremos oficinas, atividades lúdicas, atração para as crianças. Então, além de passar pelo drive thru de descarte, o cidadão poderá descer do carro, participar das atividades culturais e ambientais e de toda a programação abrangente que estamos preparando”, conta a diretora, que falou hoje (4) à rádio CBN para convidar a população para o evento.

A esquerda, Ana Franzoloso da Startup Du Bem e a direita Diretora de Inovação da AGEMS, Rejane Monteiro.

Também na entrevista, a idealizadora do projeto Ana Franzolozo, da startup Du Bem Sustentável, afirmou que o apoio governamental, trazendo todos os elementos do saneamento básico – tratamento da água, esgotamento sanitário, drenagem e gestão de resíduos – vai agregar à proposta original do Drive Thru, de incentivar o descarte correto de materiais e partir daí fazer acontecer todo o processo de reciclagem, economia circular, e reuso de bens.

“Em dez edições nós percebemos como os resultados vêm melhorando. Entre a edição de junho e a de outubro de 2023 por exemplo, a quantidade de material reciclável arrecadado subiu de três para seis toneladas”, conta. “Isso nos deixa felizes porque mostra que o indivíduo está despertando para a importância do descarte correto, a educação ambiental, o empreendedorismo. E o que nos deixa ainda mais contentes: novos apoiadores e parceiros entrando junto conosco”, comemora.

A AGEMS tem investido no fortalecimento da gestão dos resíduos sólidos nos municípios, na qualificação do saneamento básico e no uso da educação como ferramenta para transformar essa realidade. A inovação trazida com o programa educativo e o concurso cultural sobre preservação ambiental ganha agora um novo elemento, direcionado para a reciclagem e o apoio ao Drive Thru.

Rejane Monteiro reitera que a ideia é promover uma grande mobilização nos dias 14, 15 e 16, disseminar aprendizado para atitudes conscientes de forma permanente e para outros eventos e atividades sustentáveis que virão depois. Um deles, o Bazar VIP, com apoio do Instituto Tamo Junto, que vai arrecadar roupas, sapatos e acessórios.

Publicado por: Gizele Oliveira

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.