Engenheira ambiental Danielle Adma mostra que é possível fazer a diferença no meio ambiente através da regulação

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, março 22, 2024 as 10:06 | Voltar

A engenheira sanitarista e ambiental Danielle Adma Martinez Vendimiati, tem se destacado na área da regulação com um olhar voltado para a sustentabilidade ambiental. Com uma carreira sólida na área, Danielle mostra que é possível conciliar o desenvolvimento social com a preservação do meio ambiente, atuando de forma estratégica na regulação de serviços essenciais.

Com uma trajetória de sete anos na agência, Danielle é uma das vozes femininas que contribuem para a construção de um ambiente mais limpo e saudável para todos os cidadãos do estado. Coordenadora da Câmara Técnica de Resíduos Sólidos da AGEMS, ela desempenha um papel fundamental no ciclo de sustentabilidade que é a busca incessante de mudar a cultura e entender a importância do meio ambiente.

A Regulação no DNA

A paixão pela regulação tem uma origem e está no DNA de Danielle que seguiu os mesmos passos do pai dentro dos serviços públicos regulados. Wilson Antônio Vendimiati, já foi servidor da AGEMS, antiga AGEPAN, e ajudou a construir a história da Agência durante sete anos. A vontade de regular e os aprendizados desse setor foram repassados para a engenheira quando ainda era recém-formada e a partir de então ela passou a contar a própria história.

Hoje, casada e mãe de gêmeos, ela encara o desafio de fazer a diferença no mundo através da sua profissão, com ética e determinação, mas também buscando sempre conciliar suas responsabilidades profissionais e pessoais da melhor forma possível, ensinando aos filhos valores preciosos que recebeu do pai, mas também descobriu sozinha dentro do mundo da regulação.

Na visão e experiência de Danielle, a regulação é essencial para garantir padrões de qualidade, segurança e justiça na prestação dos serviços públicos, refletindo a preocupação em promover o bem-estar e a igualdade na sociedade. Para ela, a AGEMS, nesse contexto, desempenha um papel crucial, protegendo os usuários, promovendo a sustentabilidade e garantindo a conformidade com as leis.

“O que mais me encanta no trabalho em regulação é a capacidade de contribuir para um ambiente mais sustentável para todos. Saber que nosso papel é proteger os usuários, promover a sustentabilidade e garantir a conformidade com as leis é incrivelmente gratificante”, comenta a engenheira.

Em constante aprendizado

Como engenheira sanitarista e ambiental, Danielle aplica seus conhecimentos na interpretação e aplicação das leis e regulamentos, na realização de análises e fiscalizações técnicas, e na formulação de políticas nas áreas do saneamento. Sua formação é essencial para garantir a eficiência e qualidade dos serviços de regulação e tem tido efeitos importantes em ações de convênios de resíduos sólidos com as prefeituras e atividades de educação ambiental.

“Estamos em uma constante evolução levando a prática da gestão de resíduos sólidos a todos. Isso envolve auxiliar e fiscalizar como as prefeituras em como estão realizando a coleta seletiva, a reciclagem, a compostagem e a destinação correta dos resíduos, de modo a reduzir o impacto ambiental e promover a economia circular. Essas práticas não só contribuem para a preservação do meio ambiente, como também geram empregos, promovem a inclusão social e garantem o uso mais eficiente dos recursos naturais”.

Uma visão para o futuro

O trabalho na AGEMS despertou em Danielle interesses diversos, levando-a a expandir sua visão e conhecimento. Ela projeta continuar crescendo profissionalmente, ampliando seus conhecimentos e atuando em iniciativas que promovam a eficiência, transparência e equidade por meio da regulação.

Para ela, a regulação ambiental não é apenas uma questão técnica, mas também uma questão de compromisso e responsabilidade com as futuras gerações. Com seu trabalho dedicado e sua visão sustentável, ela tem se tornado uma inspiração para outros profissionais da área e uma voz ativa na busca por um desenvolvimento mais equilibrado e consciente.

Bruna Aquino

Publicado por: Gizele Oliveira

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.