Expedição sobe a Cordilheira dos Andes para descobrir o potencial de integração do turismo na Rota Bioceânica

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, novembro 28, 2023 as 11:53 | Voltar

No 4º dia da Expedição RILA – Rota da Integração Latino Americana, a caravana subiu ontem (27) a Cordilheira dos Andes para abrir a janela de paisagens deslumbrantes no norte da Argentina e do Chile. A cadeia de montanhas que atravessa o continente de norte a sul, passando por diversos países, produz, na base, nas estradas de acesso e no topo, imagens que povoam o imaginário de viajantes do mundo todo.

“Aqui a gente tem a ideia do imenso potencial de turismo da Rota Bioceânica. A integração regional vai possibilitar acesso mais fácil a destinos tão diferentes e tão incríveis, como essa beleza única da Cordilheira, o nosso Pantanal na região central do continente, o litoral brasileiro tão procurado”, acredita a diretora da AGEMS Caroline Tomanquevez.

“Com boas estradas, as pontes e a adequação dos procedimentos de imigração nas fronteiras, as oportunidades de turismo devem crescer muito. E pensando mais uma vez no importante papel da Agência Reguladora, queremos estar preparados para a fiscalização adequada do transporte, seja nas linhas que podem expandir, seja do fretamento turístico que também deverá crescer, seja dos serviços de outras áreas impactados, como o gás, com projeto do Estado para expansão do uso do GNV na Rota”.

Lugares e pessoas

Em dia de céu claro muito azul, o tom esbranquiçado da montanha e do deserto de Sal em Jujuy – os Salinas Grandes - marcaram a despedida do território argentino. No caminho, a paisagem e a vida local pulsando no ritmo andino, com alpacas de olhar amistoso cruzando o caminho em cada curva e moradores que ganham a vida com artesanato típico multicolorido.

“Num lugar como esse a gente entende que falar em integração vai muito além da infraestrutura. É uma troca cultural e humana, de valorizar o conhecimento, a arte, a história de cada povo”, conta a assessora Adriana Ortiz.   

Do outro lado da Cordilheira, a expedição chegou a San Pedro de Atacama, a famosa cidade no deserto de mesmo nome. Dali, o grupo partiu hoje cedo para a etapa final, Iquique, cidade portuária no litoral Pacífico, onde nesta terça e quarta-feira, terá intensa agenda com encontros técnicos e lideranças políticas.

Publicado por: Gizele Oliveira

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.