Força e superação: a jornada de quem ajudou a escrever a história da AGEMS durante 22 anos

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, março 27, 2024 as 15:36 | Voltar

No cenário da Agência de Regulação do Mato Grosso do Sul, há uma história marcante de superação, mas também de força e luta por um propósito maior. Essa jornada tem uma personagem principal: Iara Sônia Marchioretto, uma das pioneiras que ajudou a escrever a história da AGEMS e hoje tem sido referência no fomento do saneamento no Estado e uma inovadora na gestão de resíduos sólidos com práticas sustentáveis.

Com uma formação acadêmica sólida em Ciências Contábeis e Direito, Iara ingressou na AGEMS em 2002, poucos meses após a fundação, como Analista de Regulação e também Contadora. Anos depois ela avançou, conquistou seu espaço e ocupa um cargo de grande relevância e também responsabilidade social como diretora de saneamento.

O começo não é fácil, mas vencer nunca foi impossível

No entanto, a jornada de Iara não foi fácil. Ela enfrentou desafios na conciliação da vida profissional com a vida pessoal, especialmente ao cuidar de suas duas filhas sozinha, e ao mesmo tempo desenvolver uma carreira docente. Mesmo assim, ela nunca desistiu e sempre buscou gerir seu tempo e prioridades da melhor forma possível.

Com um espírito de aprendizado contínuo e demonstrando que desistir nunca foi uma opção, Iara buscou qualificação em diversas áreas, como regulação econômica, fiscalização, auditorias e controle. Ela realizou um Mestrado em Gestão e Produção e um Doutorado em Saúde e Desenvolvimento da Região Centro-Oeste, aplicando os conhecimentos adquiridos na prática da regulação.

Além de pesquisadora renomada na área de saúde, saneamento e políticas públicas, ela é autora do livro "Regulação Econômica e Análise de Investimentos em Saneamento" e do e-book "Gerenciamento de Resíduos e Certificações Ambientais.

“Dizem que as mulheres têm várias caixinhas abertas ao mesmo tempo, outros dizem que as mulheres se cobram tanto e que não se permitem errar, ainda há quem diz que entre nós, há concorrência, mas discordo dessas frases prontas. Acredito que a mulher luta todos os dias, pelos seus filhos, marido, família. É isso que me move e hoje, posso dizer que faria tudo novamente. Precisamos cuidar de todas as pétalas da nossa vida: Família, Trabalho, Saúde, Carreira e Espiritualidade”, afirma Iara.

A Regulação na própria essência

Após tantos anos de trabalho, impossível dizer que a regulação não está na essência de Iara. Há 22 anos construindo uma carreira no ambiente da regulação, ela conta que sua maior motivação dentro da agência são os desafios da inovação e ver o resultado que o serviço público impacta na vida das pessoas.

“Gosto muito de trabalhar pelo desenvolvimento do nosso Estado, pensando em novidades ou em melhorias na prestação dos serviços às comunidades. Também gosto muito das pessoas que trabalham aqui, de todos que vestem a camisa da organização e compreendem o seu papel e a importância do seu trabalho para milhares de pessoas”, afirma.

“A AGEMS se importa com cada família, com cada casa, comércio, indústria e toda ação resulta em benefício para o cidadão. Os serviços públicos essenciais de saneamento básico, a qualidade da água que é consumida pelo cidadão, a energia que é entregue, os insumos como transportes e gás natural que alimentam as indústrias e empresas, as quais geram empregos e renda, em todo esse contexto, a AGEMS está presente pensando no bem-estar social”, complementa.

De olho no futuro

Ao longo de sua carreira, Iara e sua equipe se destacaram por diversos projetos e iniciativas na AGEMS que contribuíram para o desenvolvimento do saneamento em Mato Grosso do Sul. Um destaque foi o projeto de educação ambiental em escolas públicas, conscientizando jovens sobre a preservação do meio ambiente.

Iara também liderou a regulação do saneamento rural, garantindo acesso a serviços de qualidade. Suas fiscalizações integradas promoveram a transparência no setor. Assinou mais de 30 convênios para tratamento de resíduos sólidos, contribuindo para a preservação ambiental. Seu intercâmbio na Suíça trouxe novas tecnologias para o setor, avançando na gestão de resíduos e cidades inteligentes em Mato Grosso do Sul.

“Quero trabalhar na AGEMS até quando Deus me permitir. A projeção de futuro é estar na Direção do Saneamento por mais 4 anos, e continuar contribuindo como servidora de carreira, com o Estado de Mato Grosso do Sul e com a sociedade, buscando inovação, melhorias e novas tecnologias para os serviços públicos sempre em conjunto com as equipes, buscando os caminhos do entendimento, união, resiliência, profissionalismo. A regulação é um caminho, hoje posso dizer que sou feliz e grata pela minha trajetória até aqui e estou empolgada pelo que virá na jornada que ainda irei trilhar”, conta.

Com a história de Iara, aprendemos que a superação não se limita apenas a grandes feitos, mas está presente nas pequenas vitórias do dia a dia, nas lutas internas e externas que cada pessoa enfrenta ao longo da vida. É um processo contínuo de evolução e transformação, que nós mulheres nos tornamos mais fortes, mais sábias e mais preparadas para enfrentar os desafios que o futuro possa trazer.