Gestão inovadora e novos projetos consolidam ano de entregas da AGEMS para a sociedade

Categoria: Geral | Publicado: quinta-feira, abril 14, 2022 as 12:00 | Voltar

O balanço de um ano da nova Direção da Agência Estadual de Estadual de Regulação de Serviços Públicos (AGEMS), completado em 12 de abril, mostra como o planejamento, a inovação e o comprometimento da equipe já têm fortalecido o trabalho e preparado a Agência para novos desafios.

Da conclusão e lançamento de projetos importantes, à adoção de um moderno modelo de gestão, as ações têm trazido resultados para usuários, operadores e projetado a AGEMS e o Estado de Mato Grosso do Sul.

“O trabalho integrado e a capacidade individual de cada servidor nos permitiu atravessar uma grande mudança. Em pouco espaço de tempo chegamos a um outro nível de agilidade e modernização dos serviços, entendendo que ainda temos muitos desafios pela frente”, avalia o diretor-presidente, Carlos Alberto de Assis.

Busca pela qualidade

Para fortalecer a Agência Reguladora e torná-la um instrumento indispensável para a ação do Estado, houve investimos em ferramentas de melhorias, através do bom atendimento, desenvolvimento tecnológico e das práticas inovadoras de sucesso.

A partir de fevereiro de 2022 foram estabelecidos internamente os Contratos de Gestão, um modelo de orientação para resultados visando atingir as melhores performances. Com a assinatura dos contratos, Presidente, Diretores, Coordenadores e colaboradores se comprometeram com aspectos essenciais para o cumprimento de metas e aperfeiçoamento das atividades e processos, como trabalho em equipe, definição de entregas, desempenho individual e organizacional, definição de papéis e de indicadores.

As entregas realizadas pelos gestores de cada departamento são construídas em conjunto e definidas nos instrumentos: Contrato de Gestão, Contratos Internos de Gestão e Plano Anual de Fiscalização, passando pelas etapas de Planejamento de cronogramas detalhados, Monitoramento e Feedback do setor responsável.

Premiação

Na prática regulatória, o projeto inovador do Bilhete de Passagem Eletrônico (BP-e) trouxe para dentro da Agência informações essenciais que estão permitindo mais assertividade na fiscalização do transporte de passageiros. A parceria com a Secretaria de Estado de Fazendo foi reconhecida e premiada com o 1º lugar no XVI Prêmio de Inovação na Gestão Pública do Estado.

Projeção nacional

O resultado da aplicação do sistema BP-e cruzou dividas e deu destaque a Mato Grosso do Sul no 12º Congresso Brasileiro de Regulação, onde foi apresentado como um case de sucesso. A própria participação da AGEMS no Congresso foi um marco, retornando ao evento após sete anos de ausência, e apresentando, além do BP-e, trabalhos técnicos nas áreas de saneamento básico, gás e energia elétrica.

Promovido pela Associação Brasileira das Agências de Regulação, o Congresso reúne a cada dois anos reguladores de todo o País, convidados, especialistas, pesquisadores e gestores públicos para discutir e compartilhar as melhores práticas.

Equipe valorizada

No último ano, o que também motivou a equipe foi a tão aguardada aprovação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos servidores próprios do quadro. O estabelecimento do plano em Lei foi uma conquista pela qual os efetivos lutavam há muitos anos, e o momento foi comemorado como um marco de valorização dos trabalhadores e fortalecimento da carreira de regulação.

Gizele Oliveira e Bruna Aquino

Fotos: Cleidiomar Barbosa/AGEMS e Abar/divulgação

 

Publicado por: Gizele Oliveira

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.