Maracaju se torna modelo na gestão de resíduos com apoio da Agems e investimento em inovação

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, junho 9, 2023 as 14:11 | Voltar

O avanço na gestão dos resíduos sólidos nas cidades de Mato Grosso do Sul incentivado pela Agência Estadual de Regulação (Agems) ganha um novo capítulo que faz de Maracaju um município modelo.

A Cooperativa Recicla Maracaju foi reinaugurada, totalmente remodelada, e agora conta com a parceria do Instituto Recicleiros. A entidade trouxe treinamento e suporte técnico aos cooperados que atuam na separação dos resíduos sólidos, e o trabalho passa ser mais eficaz com equipamentos de alta tecnologia, uniformes e  uso de EPI - Equipamentos de Proteção Individual.

“A partir do momento em que o Imasul e a secretaria municipal de meio ambiente autorizam e a cooperativa iniciar a operação, cabe à Agems toda a fiscalização para garantir que seja mantido o padrão de qualidade”, diz a Diretora de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos, Iara Marchioretto, que participou da inauguração. “É um trabalho que o Município reconhece como de suma importância para que seja mantido o nível de desempenho da unidade”.

Reciclagem e Desenvolvimento Sustentável

Mais que recolher os resíduos e separar o que é lixo e o que se reaproveita, a Agems vem auxiliando os municípios e ajudando a promover um novo modelo que busca atingir os objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas ligadas ao saneamento básico. Isso inclui a erradicação da pobreza, a agricultura sustentável, a saúde e o bem-estar, a água limpa e o saneamento, o trabalho decente e o crescimento econômico.

“Nessa unidade modelo, os cooperados terão garantida a renda de um salário mínimo, e condições de salubridade, essenciais para a dignidade humana. Outra questão importante é que a Agems vai promover a educação ambiental, necessária para aumentar a coleta seletiva no município”, conta Iara.

Além da modernização da cooperativa, um novo e moderno equipamento foi destinado para a trituração da coleta originária de poda de árvores. Isso vai permitir aproveitar folhas e pequenos galhos como adubo para a agricultura familiar, e os cavacos de madeira para substituir a queima de outras madeiras na indústria.

Profissão: reciclista

Com resultados já visíveis, o convênio da Agems com o Município para regular e fiscalizar os serviços amplia as oportunidades de melhorar a coleta daqui para a frente, por meio da informação, começando pelas crianças e jovens nas escolas.

O projeto educativo que já passou por cidades como Rio Negro e Aparecida do Taboado deverá auxiliar, em Maracaju, a destinação correta do lixo e de recicláveis.

Com as pessoas aprendendo e separando corretamente os resíduos, os reciclistas terão mais insumos para trabalhar e gerar mais renda. A expectativa é que o número de cooperados, que hoje é de 23, chegue a 80.

Publicado por: Gizele Oliveira

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.