Mulheres em ação: Rúbia transforma desafios em conquistas por trás da regulação econômica do Saneamento

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, março 25, 2024 as 15:39 | Voltar

Com uma trajetória marcada por dedicação e conhecimento multidisciplinar, Rúbia Tatiane da Luz Silva é uma das personagens de destaque na Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul (AGEMS), onde atua há 20 anos. Com formação em Economia, Engenharia Ambiental e especializações em Direito Tributário, Direito Público e Gestão em Tecnologias em Educação a Distância, Rúbia hoje coordena a Câmara de Regulação Econômica do Saneamento (CRES), desbravando caminhos na regulação que impactam diretamente a vida dos sul-mato-grossenses.

Um Ambiente de Desafios e Realizações

O ambiente desafiador da AGEMS é o que mais encanta Rúbia em seu trabalho. Ela destaca a oportunidade de aprimorar conhecimentos e entregar resultados que beneficiem não apenas a sociedade atual, mas também as futuras gerações. Para ela, o serviço público é uma vocação que exige comprometimento e entrega diária.

“A Regulação Econômica no Mato Grosso do Sul é a garantia a sociedade de que o setor de Saneamento, neste caso, sendo um setor regulado permite que a prestação do serviço de abastecimento de água, de esgotamento sanitário, resíduos sólidos seja realizado de maneira adequada. A prática regulatória é sustentada por normas, por fiscalização do cumprimento de metas contratuais e das normas do setor”, explica.

A regulação econômica que vai além da burocracia

A regulação econômica nos serviços públicos desempenha um papel fundamental na sociedade, garantindo que esses serviços sejam prestados de forma eficiente, acessível e com qualidade. Ela tem como objetivo principal equilibrar os interesses dos consumidores, que buscam serviços de qualidade a preços justos, e das empresas prestadoras de serviços, que necessitam de condições adequadas para operar de forma sustentável.

“A regulação econômica busca promover a concorrência saudável, evitar abusos de poder econômico, incentivar investimentos em infraestrutura e inovação, além de assegurar a universalização dos serviços essenciais. A regulação econômica muito contribui para o desenvolvimento socioeconômico, a melhoria da qualidade de vida da população e eu tenho orgulho de fazer parte desse processo tão importante”, comenta.

Equilíbrio é a base de tudo

Mas além de regular, Rúbia tem também missões que a ensinam que equilíbrio é importante em todas as áreas. Mãe, mas também filha, ela desempenha um papel importante na vida das pessoas que ama. Assim como muitas mulheres, Rúbia enfrenta desafios na conciliação entre sua vida profissional na AGEMS e suas responsabilidades familiares, especialmente com seu filho e seu pai idoso. Ela destaca a importância de uma rede de apoio e de estratégias para superar esses desafios, mantendo sempre o equilíbrio entre os diversos papéis que desempenha.

Novos aprendizados para o futuro

A formação diversificada de Rúbia permite uma atuação ampla e eficiente na regulação econômica do saneamento. Seja aplicando conceitos de economia, direito tributário, gestão ou engenharia ambiental, ela busca sempre aprimorar o serviço prestado pela AGEMS e garantir que as normas e diretrizes sejam cumpridas de forma transparente.

O trabalho na AGEMS despertou em Rúbia interesses diversos, levando-a a buscar constantemente novas qualificações. Sua projeção para o futuro inclui contribuir cada vez mais para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul, especialmente na área de saneamento básico, garantindo serviços de qualidade para toda a população e colocando a AGEMS em destaque nacional e internacionalmente na regulação do setor.

“Meu objetivo é desempenhar meu trabalho com dignidade e honra para contribuir da melhor forma dentro da conjuntura do Estado de Mato Grosso do Sul e que os resultados a serem alcançados na prestação do serviço de saneamento regulado reflita numa sociedade mais saudável e com consciência do seu papel para receber os melhores serviços de saneamento e que nossa população tenha acesso a água potável na área urbana e rural, que as metas de universalização de esgotamento sanitário sejam cumpridas, que a prestação do serviço de manejo, coleta e destinação adequada de resíduos sólidos alcance os 78 municípios regulados pela AGEMS e que o serviço de drenagem pluvial urbana seja uma realidade”, destaca.

Com uma carreira marcada pela dedicação e pelo comprometimento, Rúbia é um exemplo de mulher, profissional e ser humano que com seu trabalho, impacta positivamente a vida de milhares de pessoas em Mato Grosso do Sul.

Bruna Aquino