Na AGEMS, Margareth encontrou oportunidade e equilíbrio para vivenciar a paixão pelas ciências exatas e humanas

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, abril 22, 2024 as 14:57 | Voltar

Há quem acredite que ciências humanas e ciências exatas são incompatíveis e que conciliar a vivência nessas duas áreas é impossível.  Margareth Oliveira de Melo mostra que não.

Com formação e experiências distintas nesses dois campos do conhecimento, ela consegue aliar a função de Técnico Organizacional/Assistente na Agência Estadual de Regulação (AGEMS) com a prática da paixão por uma profissão que mexe diretamente com o bem-estar das pessoas, a psicologia.

Funcionária pública estadual desde 1998, concursada pela extinta Prodasul (empresa de processamento de dados), foi também presidente da Comissão de Licitação da Secretaria de Administração do Estado e pregoeira.

Hoje, é lotada no Centro de Integração Técnica e Inteligência (CITI), símbolo principal da inovação nos serviços digitais da AGEMS. Chegou em julho de 2018, passou pela Superintendência de Administração e Finanças e pela Câmara Técnica de Fiscalização do transporte de passageiros.

Na AGEMS, não fui apenas acolhida como funcionária, fui vista como uma pessoa humana, fui considerada em todos os aspectos. Experimentei um ambiente que valoriza a empatia, colaboração e respeito mútuo, permitindo-me contribuir de forma significativa para a regulação dos serviços públicos em benefício da comunidade. Tudo isso tornou minha experiência na AGEMS enriquecedora e gratificante.

Da administração e da ciência de dados para o campo social, Margareth é também psicóloga, e exerce a profissão nas horas vagas. Com formação em Pedagogia e Pós-graduada em Psicopedagogia e Aconselhamento, encontra nas diferentes atividades a satisfação de contribuir para fazer o melhor para as pessoas.

Eu sei o quanto a AGEMS desempenha um papel fundamental para os cidadãos e para o desenvolvimento econômico do Estado. Trabalhando aqui, a gente entende a importância de ter um ambiente regulatório favorável, de planejar o crescimento sustentável dos serviços públicos.

Trabalhar na AGEMS proporcionou para mim uma experiência única e impactante. Tive a oportunidade de me envolver em atividades como fiscalização e regulação das empresas de transporte intermunicipal de passageiros e mais recentemente na implementação desse projeto tão valioso que é o CITI.

Em quase seis anos de regulação, a profissional acredita que avaliar seu trabalho envolve refletir sobre a própria contribuição para os resultados da agência e o impacto que isso tem no serviço prestado ao Estado e aos cidadãos.

Minha avaliação se baseia na eficiência e eficácia das minhas atividades. Busco atuar de forma a garantir que os regulamentos sejam aplicados de forma justa e consistente, tentando promover a transparência e a qualidade. Tento contribuir para que o resultado seja o avanço das metas e dos objetivos da instituição.

Ao trabalhar com integridade e comprometimento, busco melhorar continuamente os processos de regulação e fiscalização, visando o fortalecimento e a credibilidade da AGEMS.

Como praticamente todas as mulheres, o equilíbrio entre as diferentes demandas são parte da rotina.

Conciliar a carreira profissional com a vida pessoal sempre é desafiador, pois precisamos equilibrar o tempo, lidar com pressão e estresse inerentes ao trabalho e aos tempos atuais.

Tento encontrar tempo para interesses pessoais, manter relacionamentos saudáveis e gerenciar prioridades. Considero que para enfrentar esses desafios, é importante priorizar tarefas, não esquecer do autocuidado e buscar redes de apoio.

Com as diferentes experiências em outros setores, Margareth conta, com emoção, que tem pela Agência “somente agradecimentos”.

Deixo registrado minha profunda gratidão à gestão direta e indireta da AGEMS. Fui verdadeiramente acolhida e apoiada não apenas como funcionária, mas como ser humano. A valorização que recebi impulsionou meu crescimento profissional, como também contribuiu para meu desenvolvimento pessoal.

Fui levada a superar desafios, crescer em habilidades e competência e a contribuir para que esse ambiente continue a valorizar o bem-estar e o potencial de cada funcionário.

Agradeço por todas as oportunidades de aprendizado e pelo apoio que recebi.