Na coordenação de Jaqueline, gestão e valorização de pessoas é peça-chave para avanços da AGEMS

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, março 18, 2024 as 18:09 | Voltar

A inovação que a Agência Estadual de Regulação (AGEMS) vem experimentando passa pela técnica, a tecnologia e também pelas pessoas. O fator humano tem sido fundamental para o crescimento, as entregas e os resultados que o sul-mato-grossense hoje vê na Agência.

E isso não é por acaso, mas fruto de um trabalho planejado, e que tem à frente a Gerente de Gestão de Pessoas, Jaqueline Felipe da Cruz. Na AGEMS desde 2021, ela traz a experiência de mais de 20 anos no serviço público municipal e estadual, no Legislativo, na área da Administração e de Gestão Governamental.

Antes de vir para cá, não conhecia absolutamente nada sobre a agência. Fui estudar sobre a legislação, principalmente no que fosse relacionado a pessoal. Pensei que seria uma boa oportunidade para dar uma renovada no ambiente de trabalho, assumindo o desafio de gerenciar um setor específico.

Jaqueline com colegas de Governo em experiência profissional antes da AGEMS (Arquivo pessoal)

Graduada em Pedagogia, com MBA em Gestão de Pessoas e em Gestão Pública, Jaque conta que o que mais gosta na área em que atua é o clima organizacional, porque percebe que as pessoas são motivadas a enfrentar novos desafios, e que a agência possui profissionais extremamente capacitados para executar as atribuições técnicas muito específica que tem.

O papel do RH de uma autarquia como a AGEMS é fundamental, o material humano é o nosso bem de maior valor, investimos em capacitações, em orientações sobre saúde e segurança no trabalho, desenvolvemos um ambiente onde os servidores têm liberdade para opinar e em diversas situações colocamos em prática as sugestões apresentadas.

Equipe RH AGEMS

Procuramos, dentro das nossas possibilidades, respeitando a Lei de Diretrizes Orçamentárias, remunerar os funcionários de acordo com as suas competências técnicas, e isso faz da gente a porta de entrada para novos profissionais gabaritados e, por que não dizer, de demandas também?

Os desafios são grandes, o mercado de trabalho se atualiza muito rapidamente e a todo instante existe algo no

vo a aprender. “Para isso a Gerência de Gestão de Pessoas, juntamente com a Diretoria-Executiva, se mantém atenta as novas tendências”.

Fazer essas entregas, em conjunto com a equipe, requer superar desafios comuns a muitas mulheres profissionais.

Para Jaque, mãe orgulhosa de um menino, não é diferente. E o dia a dia requer conciliar a paixão e as demandas do trabalho com as escolhas pessoais e os caminhos da mulher trabalhadora, como o antigo sonho de família numerosa a que foi acostumada “lá no interior”, em Maracaju, antes da correria do trabalho e do crescimento profissional na Capital.

Trabalho que, particularmente, na regulação, despertou diferentes interesses.

Todo dia há uma coisa nova a aprender por aqui, havia um tempinho que eu não fazia um novo curso, então, assim que assumi a função na AGEMS, fiz uma pós-graduação em gestão pública, para entender um pouco melhor o fluxo da instituição. Em seguida um aperfeiçoamento em regulação, um curso mais direcionado aos serviços oferecidos pela agência.

Certificação do curso de Especialização em Regulação - março 2024

Além disso, foram várias e várias horas de estudos relacionados a vida funcional dos servidores, troca de experiências com colegas de outros órgãos.

Lidando diariamente com recursos humanos, Jaqueline faz questão de contestar a antiga falácia de que servidor público não trabalha. “Posso garantir que temos muito mais a oferecer e compartilhar sobre conhecimentos adquiridos do que muita gente por aí”, diz, convicta.

Conhecimento e entregas que são visíveis no presente e apontam para o futuro.

Eu só enxergo sucesso para a AGEMS. Sabe aquela jovem de vinte e poucos anos, fruto do empenho e trabalho de pessoas que dedicaram mais tempo aqui muitas vezes que com as suas próprias famílias? Então, o orgulho nos olhos de quem trabalha aqui, se vendo em cada detalhe na ascensão desta instituição é motivador, não tem como dar errado.

Cada dia uma ideia nova, e haja ideias novas! Afinal somos em mais de 140 cabeças pensantes na agência, sob o comando de ótimos líderes. Só me resta dizer que com esse time o sucesso é garantido!

Publicado por: Gizele Oliveira

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.