Confira também os canais de comunicação disponíveis na Agência Reguladora
Nesta quarta-feira (16), data em que se comemora o Dia do Ouvidor (a), a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul, AGEMS, que desempenha um papel importante na sociedade na regulação de serviços públicos essenciais, incentiva a população a entender o papel dos profissionais da Ouvidoria no atendimento e os principais canais de relacionamento disponíveis.
O diretor-presidente da Agência, Carlos Alberto de Assis, destaca a importância dos usuários utilizarem esse canal criado para receber sugestões, reclamações, denúncias, críticas e prestar informações sobre os serviços oferecidos pelas concessionárias.
“Temos aqui na Agência um setor extremamente importante que é a Ouvidoria. Um setor que é a nossa ponte com a população e os serviços públicos prestados. Sempre que uma demanda não é resolvida no contato direto com as empresas, o consumidor deve procurar a Ouvidoria aqui da AGEMS”, ressalta Assis.
O que faz o Ouvidor(a)?
O Ouvidor (a), atua como porta-voz do cidadão, a favor do cumprimento de direitos e contra o abuso de poder, erros ou omissões, negligências e decisões injustas. Também mantém intercâmbio com a Ouvidoria do Estado e com os órgãos de defesa do consumidor a respeito das solicitações dos usuários e sobre encaminhamento dado a cada uma delas.
Há 10 anos exercendo essa profissão, a Ouvidora da Autarquia, Cristiane Leite, destaca a relevância de ouvir a sociedade na instituição pública. É através da Ouvidoria, que os cidadãos exercem seus direitos, denunciando, reclamando ou dando sugestões que são captadas pelo ouvidor que busca a melhoria dos serviços prestados à sociedade.
“Minha gratidão a todos os servidores que contribuem ou já contribuíram para o engrandecimento desta Ouvidoria, pessoas que mais que saberem ouvir, estão sempre dispostas a compreender os anseios e as necessidades na busca do bom relacionamento e de melhorias entre a organização e a sociedade”, afirma.
Agora que você já sabe qual é o papel do Ouvidor(a), entenda tudo o que a Ouvidoria da Agência faz por você:
Esta, busca formas de resolver os problemas na prestação dos serviços públicos concedidos pelo Estado sendo eles: Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros; Saneamento básico; Rodovias; Gás canalizado. Você pode entrar em contato pelo telefone 0800 600 0506, ou através do site ou e-mail ouvidoria@agems.ms.gov.br. A Energia Elétrica o telefone de contato é o 0800 727 0167, mas você também pode acionar a Aneel pelo número 167, site ou aplicativo..
Quando procurar a Ouvidoria da AGEMS?
Sempre que você não for atendido ou quando não houver atendimento disponível pelo SAC – Serviço de Atendimento ao Cliente ou pela Ouvidoria do prestador do serviço.
Quando o atendimento não for satisfatório ou se restarem dúvidas para suas reclamações feitas no SAC ou na Ouvidoria das concessionárias ou empresas.
É essencial você registrar sua reclamação no SAC da empresa. Essa é a primeira etapa sempre que tiver um problema. Se não ficou satisfeito e se a empresa tiver uma Ouvidoria, fale com eles também.
Anote o número do seu protocolo. Ele é muito importante para os profissionais acompanharem o atendimento que foi dado à sua reclamação.
Na Ouvidoria da AGEMS você pode:
-Fazer Reclamação: – quando ficar insatisfeito com o serviço que você recebeu ou quando ele não foi executado dentro do prazo.
-Pedir informações e tirar dúvidas sobre os serviços regulados, legislações,
-Consultas ou Audiências públicas e outros dados públicos sobre serviços regulados.
-Denunciar ou alertar sobre um ato supostamente ilegal praticado contra os regulamentos da Agência ou dos serviços.
-Sugerir, apresentar uma ideia ou proposta com o objetivo de contribuir para melhorar os serviços públicos regulados.
E também, elogiar, se desejar, quando ficar satisfeito com os serviços realizados ou pela própria Agência Reguladora.
Para mais detalhes sobre o papel da Ouvidoria, acesse a cartilha digital: “A Ouvidoria da AGEMS está aqui para ajudar você”.
Confira todos nossos Canais de Atendimento Aqui.
Bruna Aquino e Gizele Oliveira
Fotos: Cleidiomar Barbosa