No lançamento do Contorno Viário de Chapadão, Riedel destaca “agência robusta” para os grandes propósitos de atração de investimentos em MS

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, junho 7, 2023 as 15:47 | Voltar

Com investimento de cerca de R$ 72 milhões em obras e desapropriações  e a presença da Agência Estadual de Regulação (AGEMS) na fiscalização para garantir os resultados, o complexo viário concedido da MS-306 ganha modernidade e segurança com a construção do o Contorno Viário de Chapadão do Sul. A obra, lançada nesta quarta-feira (7) pelo governador Eduardo Riedel, o presidente da concessionária Way 306, Paulo Lopes, e o prefeito João Carlos Krug, deverá estar em 2024.

Ao lançar a pedra fundamental do empreendimento, Riedel reforçou o reconhecimento do papel da AGEMS em projetos como esses, e demonstrou confiança na capacidade do trabalho para investimentos que ainda virão. “Um Estado que quer trazer o capital privado para o serviço concessionado tem que ter uma agência robusta, uma agência que saiba lidar com essa nova realidade, como nós nunca tivemos. O Carlos Alberto [de Assis] tem feito isso na Agência de Regulação, e os propósitos não são pequenos em relação ao leque de serviços nos quais vamos atrair o investimento privado”, afirmou o governador.

A Diretora de Inovação e Relações Institucionais, Rejane Monteiro, representou a AGEMS no lançamento da nova obra, que irá trazer uma grande mudança ao sistema de tráfego nos 219 km do trecho sob concessão. “Nossa Agência está cada vez mais fortalecida, com foco na capacidade técnica que garante ao usuário os resultados esperados. E a expectativa de melhoria aqui é muito grande, porque vai transformar a maneira como a rodovia impacta no município, beneficiando o tráfego rodoviário e a segurança urbana”, afirmou.

Transparência, clareza e governança

Também presente no lançamento, a senadora sul-mato-grossense Tereza Cristina disse que Mato Grosso do Sul é exemplo para outros estados do Brasil pela criação de ambiente propício às parcerias privadas na infraestrutura, e a agência reguladora é fundamental para a segurança das empresas. “A regulação oferece transparência, clareza e governança, e com isso que você atrai o investidor”, elogiou.

Antes mesmo do início de uma obra como essa a equipe da AGEMS já está presente. Desde janeiro deste ano, a Câmara Técnica de Rodovias fiscaliza detalhadamente a regularidade dos projetos técnicos do contorno, como a implantação de dispositivo de intersecção (alças de acesso e rotatórias), “avaliando a conformidade de cada intervenção prevista pela concessionária”, destaca o coordenador da Câmara, Edson Delgado.

As obras estão previstas para iniciar no mês que vem.

Bruna Aquino e Gizele Oliveira

Fotos: Cleidiomar Barbosa