Pioneira na AGEMS, Tatiana ajudou a construir a história da regulação com dedicação e excelência

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, abril 8, 2024 as 10:41 | Voltar

Com 22 anos de experiência na regulação pública de Mato Grosso do Sul, a advogada e técnica em regulação Tatiana Rodrigues de Souza foi uma das pioneiras na construção da AGEMS e que carrega boas histórias sobre os primeiros passos da agência aqui no Estado.

Antes de ingressar na AGEMS, Tatiana trilhou sua carreira como advogada em um escritório, adquirindo expertise jurídica que mais tarde, se revelaria valiosa em sua atuação na regulação dos serviços públicos. Atualmente, ela desempenha um papel fundamental na Diretoria de Regulação e Fiscalização de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos, onde atua como advogada, técnica de Regulação e assessora.

A AGEMS, possui profissionais dedicados como Tatiana, que desempenha um papel crucial na proteção dos interesses do cidadão e na promoção de um ambiente regulatório equilibrado para o Estado. Através de sua atuação, a Agência busca garantir a eficiência, transparência e qualidade dos serviços prestados pelas empresas reguladas, assegurando que os serviços essenciais sejam prestados de forma adequada e com preços justos.

Atendimento dia do Consumidor em 2003

Tatiana não só faz parte dessa missão, mas também é uma protagonista em sua realização. Desde que ingressou na AGEMS, ela tem sido uma voz ativa na elaboração das normas que regem os serviços regulados, contribuindo para o desenvolvimento e aprimoramento do arcabouço regulatório. Além disso, sua participação na análise de desempenho da Agência, por meio de indicadores-chave e estudos de impacto, refletiu seu comprometimento em garantir a eficiência e a eficácia das operações regulatórias.

A AGEMS desempenha um papel essencial na proteção dos interesses do cidadão e na promoção do desenvolvimento do Estado. Sua atuação busca equilibrar os interesses das empresas reguladas com os direitos e necessidades dos cidadãos, garantindo a qualidade dos serviços prestados e a eficiência do setor regulado. Desde que ingressei na Agência, busco contribuir para essa evolução e aprimoramento com excelência, destaca a advogada.

Sua jornada na Agência, Tatiana passou por alguns setores e construiu a bagagem que hoje a ajuda a desenvolver ações importantes dentro da diretoria de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos.

Coletiva de imprensa sobre contrato de adesão de energia elétrica.

A vida é um constante desafio. Na AGEMS não é diferente. Desde 2002 já contribui com a Ouvidoria, com a área de energia, com a Diretoria-Executiva, mas a maior parte do tempo, estive no Jurídico analisando as necessidades administrativas e a elaboração das normas regulatórias. Atualmente, estou na DSB desenvolvendo novas ações e desafios, que só nos engrandecem e sou feliz por estar aqui na AGEMS, comenta.

Muita história para contar

Ao longo de suas duas décadas de serviço na AGEMS, Tatiana coleciona não apenas realizações profissionais, mas também momentos marcantes e histórias que ilustram a essência da instituição. Seja superando desafios, celebrando conquistas ou honrando colegas, Tatiana personifica o compromisso e a dedicação que tornam a AGEMS uma referência na regulação de serviços públicos.

Nesses anos de carreira, a servidora conta que já houve momentos de muitas risadas com situações épicas junto dos colegas, mas também houveram momentos de lágrimas e tristezas.

1º Congresso da ABAR em Gramado RS

“Eu nunca me esqueço da primeira viagem que fizemos para o Congresso da ABAR no Rio Grande do Sul. Foi locado um micro-ônibus (azul) para nossa viagem, e já no Sul do país, acordei com o motorista perguntando para alguém: “Para que lado fica Gramado? ” Pensem na nossa reação? E após 26 horas de viagem chegamos ao nosso destino rindo da experiência”.

“Porém recentemente, todos passamos por uma perda terrível– nosso colega Sr. Jamil faleceu, e mesmo antes disso, uma homenagem linda foi realizada a ele em vida. Me emocionei muito e penso que todos se sentiram da mesma forma. Foi uma perda inestimável”, completa.

Um futuro pela AGEMS

Olhando para o futuro, Tatiana enxerga um cenário promissor para a AGEMS e novos desafios pela frente.

“Hoje a Agência tem mais visibilidade e respeito, conquistados pelo tempo de trabalho executado e, principalmente, com a nova gestão, que atua para que isso aconteça e a sociedade nos valorize ainda mais. Vejo um futuro promissor, onde atuaremos em mais serviços com toda a excelência e expertise que temos”, ressalta.

Ao longo dos anos, Tatiana se tornou mais que uma advogada, mas uma defensora dos interesses do cidadão e uma guardiã dos valores que tornam a regulação eficiente e justa. Sua trajetória é um testemunho vivo da força da mulher na construção de um ambiente regulatório equilibrado e transparente, onde os direitos dos cidadãos são protegidos e promovidos com excelência e propósito.

Publicado por: Bruna Aquino