Profissional de carreira, Iara Marchioretto continua à frente do saneamento na AGEMS até 2028

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, março 8, 2024 as 12:17 | Voltar

A trajetória profissional de Iara Marchioretto no setor de saneamento ganha um novo capítulo, com sua recondução ao cargo de diretora da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (AGEMS) até 2028. Seu nome foi indicado, aprovado na Assembleia Legislativa e sancionado pelo governador Eduardo Riedel nesta quarta-feira (6), consolidando seu comprometimento e expertise no setor.

Ao longo de sua carreira, Iara e sua equipe se destacaram por diversos projetos e iniciativas dentro da AGEMS que contribuíram significativamente para o desenvolvimento do saneamento em Mato Grosso do Sul. Um dos destaques mais recentes, foi o projeto de educação ambiental nas escolas públicas, que visava conscientizar e educar jovens sobre a importância da preservação do meio ambiente e do uso sustentável dos recursos naturais.

Além disso, Iara liderou o processo de regulação do saneamento rural, garantindo o acesso a serviços básicos de qualidade para comunidades rurais. Suas fiscalizações integradas foram fundamentais para garantir a eficiência e qualidade dos serviços prestados, além de promover a transparência e accountability no setor.

Já assinou mais de 30 convênios para o tratamento de resíduos sólidos urbanos domiciliares com os municípios sul-mato-grossenses, promovendo a destinação adequada desses resíduos e contribuindo para a preservação do meio ambiente. Seu intercâmbio sustentável de informações na Suíça trouxe novas perspectivas e tecnologias para o setor de saneamento em Mato Grosso do Sul, possibilitando avanços significativos na gestão e tratamento de resíduos e um novo conceito sobre cidades inteligentes.

“A regulação é um caminhar. E durante todos os anos na AGEMS, busquei o conhecimento técnico e científico paraestar apta para o cargo. Zelar pela qualidade dos serviços públicos em saneamento básico é um dever enquanto servidora. A regulação técnica e econômica eficaz é aquela que conecta os interesses do Estado, dos cidadãos e dos investidores. Ter um plano estratégico de gestão e estar em uma agência reguladora forte, referência nacional, e compor uma Diretoria Executiva comprometida e em linha com o desenvolvimento econômico do Mato Grosso do Sul é a demonstração de que estamos no caminho certo e preparados para receber novas concessões e novos projetos”, enfatiza Iara.

A Diretora

Marchioretto é uma pesquisadora renomada na área de saúde, saneamento e políticas públicas, com mais de 10 anos de experiência. Autora do livro "Regulação Econômica e Análise de Investimentos em Saneamento" e do e-book "Gerenciamento de Resíduos e Certificações Ambientais", Iara é reconhecida por sua vasta expertise nos temas de concessões, parcerias público-privadas, fiscalização contábil, econômica e financeira, contabilidade, auditoria e perícia.

Com ampla experiência em perícia contábil e auditoria independente, Iara já coordenou os trabalhos de regulação econômica dos serviços de gás natural e revisões tarifárias anuais, além de ter atuado na fiscalização econômico-financeira dos serviços de distribuição de energia elétrica em convênio com a Aneel.

Publicado por: Bruna Aquino

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.