Programa inovador em MS reduz custo de passagens de ônibus adquiridas por órgãos públicos

Categoria: Geral | Publicado: quinta-feira, junho 8, 2023 as 07:31 | Voltar

Governo publicou decreto que institui o sistema criado pela AGEMS, onde órgãos públicos e empresas se credenciam para compra e venda de bilhetes, com desconto mínimo de 10%.

A modernização que está sendo feita no serviço de transporte rodoviário de passageiros no Estado traz mais uma inovação que vai baratear o custo de passagens adquiridas por órgãos públicos para servidores em trânsito a trabalho e população assistida por atendimento social.

Desenvolvido pela Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (AGEMS), o Programa de Compartilhamento de Compras de Passagens no Sistema de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros do Estado de Mato Grosso do Sul foi oficialmente instituído pelo Governador Eduardo Riedel, por meio do Decreto 16.210, publicado nesta quarta-feira (7).

“Nós agora iremos estabelecer o cronograma de ações junto com a Secretaria de Administração sobre esse novo modelo de compras das passagens, e também regulamentar o sistema informatizado de credenciamento das empresas e aquisição dos bilhetes”, explica do diretor de Transportes da Agência, Matias Gonsales.

Praticidade e desconto

O Sistema de Compartilhamento de Compras de Passagens será instituído e operado pela AGEMS, e fará parte do Centro de Integração Técnica e Inteligência (CITI).

O programa é exclusivo para entidades públicas, e poderá ser usado por órgãos do Governo Estadual, Federal e Prefeituras que se credenciarem.

A viagem de pessoas assistidas por programas sociais que precisem ir a outro município, o transporte de pacientes para tratamento em outra cidade e o deslocamento de servidores para trabalho em cidade diferente de onde moram ficará ao menos 10% mais barata. Esse é o percentual mínimo de desconto que as empresas credenciadas irão oferecer no sistema.

Para ofertar passagens, as empresas integrantes do Sistema TRIP-MS terão que aderir ao programa e se credenciar, seguindo as normas que serão estabelecidas pela Agência Reguladora.

“Estamos promovendo uma grande inovação em todo o Sistema de Transportes e estamos olhando para todos os cenários”, garante o diretor-presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis. “Muitas vezes um ônibus ou van de Prefeitura viaja para levar 1, 2 pessoas, quando poderia usar o ônibus de linha. Ou um servidor é designado para outra cidade e gera um custo de deslocamento.  Esse novo sistema vai compartilhar os interesses e as ofertas, de um jeito facilitado e barateando o custo”, finaliza.

Foto: Cleidiomar Barbosa