Campo Grande (MS) – A Ouvidoria da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul (Agepan) participou no dia 2 de setembro do evento “Ouvidoria na defesa do Cidadão”, promovido pela Rede de Ouvidorias do MS e o Sebrae MS.
O evento teve o objetivo de mostrar às empresas como ampliar sua voz e ajudar a transformar a própria realidade da instituição, do Estado e do País, buscando garantia da plena cidadania por meio desse importante instrumento chamado Ouvidoria. Estratégica nas organizações públicas e privadas e na defesa dos anseios dos cidadãos, uma Ouvidoria está preparada para receber as manifestações de todos os públicos e realizar o tratamento de forma ética, imparcial e transparente.
Integrante ativa da Rede, a Agência Reguladora é uma das organizações que fazem parte do comitê interno criado para fomentar a implantação das ouvidorias públicas e buscar o fortalecimento da própria rede. Coordenada pela Ouvidoria do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, a Rede de Ouvidorias do MS assinou em julho o Acordo de Cooperação Técnica que formalizou sua atuação.
No encontro com as empresas, do qual participaram a ouvidora da Agepan, Cristiane Ferreira, e a analista Anahi Bigarella, os representantes da Rede falaram sobre O Papel do Ouvidor do Ponto de Vista do Cidadão; Ouvidoria e Impacto Social; e Assédio Moral, além de debaterem e responderem perguntas dos participantes. Palestraram o procurador Olavo Monteiro Mascarenhas, ouvidor do MPMS; Janaína Gonçalves Theodoro de Faria, analista de finanças e controle da Controladoria Geral da União; e Gilton Almeida, ouvidor-geral da Santa Casa de Campo Grande.