Revisão Ordinária da Tarifa Média do Gás Canalizado passa por Consulta Pública

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, julho 7, 2021 as 08:32 | Voltar

Campo Grande (MS) – Está em andamento a Consulta Pública nº 004/2021, promovida pela Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos - Agepan, com o objetivo de receber sugestões, comentários e contribuições sobre o processo que trata da proposta de Revisão Ordinária da Tarifa Média dos Serviços Públicos de Distribuição de Gás Canalizado praticada pela Companhia de Gás do Estado de Mato Grosso do Sul - MSGÁS para o CICLO 2021/2022.

O prazo para participação iniciou em 3 e termina em 17 de julho. As contribuições podem ser enviadas para o e-mail ouvidoria@www.agems.ms.gov.br. Todas as informações podem ser obtidas no site da Agepan, no link Audiências e Consultas Públicas, ou na sede da Agência, à Avenida Afonso Pena, 3026, em Campo Grande, das das 7h30 às 13h30, de segunda a sexta feira.

O gás e a regulação

O procedimento para aprovação da Tarifa Média (TM) do gás canalizado é realizado anualmente. A Agepan faz a verificação nos dados e informações técnicas e econômico-financeiras apresentadas pela distribuidora que formam os parâmetros que determinam a TM a ser praticada.

É chamada de “tarifa média” porque serve de base às tarifas diferenciadas que a concessionária poderá adotar junto aos seus clientes, conforme estabelecido no Contrato de Concessão, considerando o nível, tipo e perfil de consumo. Assim, a Agência Reguladora não determina o preço a ser cobrado de cada classe de consumo, e sim estabelece que considerando todos os consumidores, a concessionária irá manter uma receita, no máximo, igual à que seria obtida aplicando-se a TM, em um determinado período de tempo.

A Tarifa Média é composta pelo Preço de Venda (PV) do supridor de gás e pela Margem Bruta (MB) de distribuição da MSGÁS, utilizando-se a fórmula TM = PV + MB. Os valores são estabelecidos em reais por metro cúbico (R$/m³).

Publicado por: Gizele Oliveira

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.