Terenos é o 25º município a assinar o convênio de resíduos sólidos com a Agems

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, outubro 25, 2023 as 17:37 | Voltar

Em mais um marco na busca por um futuro mais limpo e sustentável, a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul (Agems) assinou um convênio de resíduos sólidos com o município de Terenos. Esta parceria representa um passo significativo na promoção de ações sustentáveis e na conscientização sobre a importância do manejo adequado de resíduos na região.

Terenos é o 25º município no estado a se unir à Agems, solidificando o compromisso conjunto de aprimorar a gestão de resíduos sólidos, contribuindo assim para a preservação do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida de seus habitantes.

O Diretor-presidente da Agems, Carlos Alberto de Assis, enfatizou a importância da parceria e a abertura da agência para colaborar com os municípios.

"É muito importante os municípios conhecerem o que a Agems faz. Somos uma agência pé no chão, mas com a cabeça na lua, cheia de ideias, inovação, mas sempre cumprindo com as entregas. Estamos à disposição dos municípios para trazer os melhores resultados no saneamento básico e também para outros setores da regulação”, destaca.

De acordo com a diretora de saneamento e resíduos sólidos da Agems, Iara Marchioretto, além de fornecer suporte técnico e regulatório para a implementação de ações sustentáveis em Terenos, a parceria também prevê a realização de campanhas educativas.

“Educar a comunidade é um passo essencial para construir uma sociedade mais consciente e comprometida com o meio ambiente”, explica Iara.

Saneamento rural

Durante a assinatura do convênio, foram abordados temas relacionados ao saneamento rural, reconhecendo a importância de levar os benefícios do saneamento básico a todas as áreas, incluindo as mais remotas. A inclusão do saneamento rural em discussões e ações é uma estratégia essencial para atender às necessidades de todos os cidadãos, independentemente de sua localização geográfica.

Outro destaque da reunião foi a discussão de projetos sustentáveis para Terenos. A busca por alternativas de energia limpa e práticas ecologicamente responsáveis foi uma pauta relevante. Esse enfoque em energia sustentável demonstra o compromisso do município em reduzir seu impacto ambiental e caminhar em direção a um futuro mais verde.

O prefeito de Terenos, Henrique Budke, acompanhado do chefe de gabinete Luciano Veiga, expressou sua gratidão pela parceria e pelo suporte da Agência de Regulação.

"Quero agradecer o apoio da Agems, já até tivemos resoluções em alguns problemas que rapidamente foram solucionados. Agradeço o trabalho e estamos à disposição e animados para novos projetos”, pontua.

A parceria entre a Agência de Regulação e o município de Terenos promete trazer avanços significativos na gestão de resíduos, saneamento, conscientização ambiental e projetos sustentáveis. O compromisso com um futuro mais limpo e sustentável é evidente, e a colaboração entre essas entidades é uma demonstração do potencial de mudança positiva que pode ser alcançado quando agências governamentais e municípios trabalham juntos em prol do bem-estar de suas comunidades e do meio ambiente.

Fotos: Cleidiomar Barbosa

Publicado por: Bruna Aquino