Vistoria inclui implantação física de um novo radar de controle de velocidade, construção de faixas adicionais e reforço estrutural de pontes, assegurando atendimento a demandas da população
A Agência Estadual de Regulação (AGEMS) reforçou nesta semana a presença na MS-306, em mais uma fiscalização programada e abrangente conduzida pela Câmara Técnica de Rodovias (CATERF). A equipe técnica percorreu trechos entre a divisa com Mato Grosso, Costa Rica, Chapadão do Sul e Cassilândia, verificando obras, avaliando a qualidade da via e tratando de questões contratuais e de segurança viária.
“Estamos falando de um trabalho contínuo, que não é apenas para verificar se o contrato está sendo cumprido, mas para garantir que o resultado chegue de forma real para as pessoas. A fiscalização da AGEMS é presença constante, e isso é o que assegura que cada investimento traga benefícios para quem trafega e para as comunidades ao longo da rodovia”, afirma o diretor-presidente, Carlos Alberto de Assis.
Entre as pautas in loco, a fiscalização acompanhou a implantação física de um radar de fiscalização eletrônica de velocidade no km 217, em Cassilândia. O ponto foi incluído além do previsto em contrato, após a regulação identificar a necessidade e a viabilidade de atender a uma demanda da comunidade local.
O radar está em uma área de travessia de pedestres utilizada por crianças e idosos, próxima a um centro educacional infantil, um ginásio e o Lar dos Idosos. A fiscalização vistoriou a etapa de montagem da infraestrutura do equipamento, cuja operação caberá ao Detran/MS.
“Esse é um exemplo de como a regulação atua de forma técnica na fiscalização contratual, mas também atenta às demandas que surgem. A inclusão do radar no perímetro urbano de Cassilândia vai contribuir para um controle mais seguro e eficaz, reduzindo riscos em um ponto sensível para quem trafega e para os pedestres”, destaca a diretora de Rodovias, Caroline Tomanquevez.
“Esse é um exemplo de como a regulação atua de forma técnica na fiscalização contratual, mas também atenta às demandas que surgem. Os radares de velocidade irão contribuir para um futuro controle mais seguro e eficaz, reduzindo riscos em pontos mais sensíveis para quem trafega e para pedestres usuários da via”, destaca a diretora de Rodovias, Caroline Tomanquevez.
Obras para ampliar capacidade e durabilidade
O cronograma também contemplou a inspeção de obras de melhoria de capacidade, como a construção de faixas adicionais (terceiras faixas) em trechos estratégicos, ampliando a fluidez e a segurança no tráfego. São intervenções que fazem a concessão oferecer ao usuário os benefícios esperados.
Todas as obras e investimentos têm acompanhamento contínuo da AGEMS, como a recente finalização do reforço estrutural de cinco pontes, aumentando a durabilidade das estruturas e garantindo a segurança de motoristas e pedestres.
Além das vistorias presenciais, a fiscalização incluiu reuniões técnicas na sede da concessionária para tratar de relatório de monitoração, regularização de não-conformidades, atualização de parâmetros do pavimento e situação de obras em Inocência.
“Na fiscalização, nós observamos aspectos técnicos que vão desde a execução de obras até parâmetros de qualidade do pavimento e segurança operacional. A avaliação é feita tanto visualmente, em campo, quanto por meio da análise de dados e indicadores que a concessionária deve apresentar à AGEMS. Isso garante o acompanhamento contínuo das ações da concessionária e eventuais ajustes de forma preventiva, quando necessário”, detalha o coordenador da CATERF, engenheiro Vinicius Echeverria.
Cinco anos de concessão com resultados acima do previsto
Modelo de concessão bem-sucedida, a MS-306 completou cinco anos de contrato em 2024, com R$ 447 milhões já investidos — acima do previsto para o período inicial. Entre as entregas estão o contorno viário de Chapadão do Sul, dispositivos de acesso, passagens de fauna e cobertura 4G em toda a extensão da rodovia.
Os resultados desse acompanhamento já são percebidos na prática: queda significativa nas chamadas “patologias” do pavimento, de 1.458 registros em 2022 para apenas 145 em 2024, e redução no número de acidentes, de 192 no segundo ano da concessão para 128 no quinto ano.