AGEMS aborda o transporte intermunicipal de passageiros em ciclo de palestras sobre patrulhamento rodoviário

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, abril 9, 2024 as 08:43 | Voltar

A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (AGEMS) participou do ciclo de palestras sobre patrulhamento rodoviário, com foco especial no transporte rodoviário de passageiros.

O evento, realizado nas dependências do 14º Batalhão da Polícia Militar Rodoviária (BPMRv), contou com a participação da diretora de Transportes, Rodovias, Ferrovias, Portos e Aeroportos Caroline Tomanquevez, da coordenadora da Câmara Técnica de Fiscalização Aline Melo e o chefe da Assessoria Militar Coronel Waldir Ribeiro Acosta, no qual compartilharam experiências nas rodovias com cerca de 25 policiais militares no Curso de Especialização em Patrulhamento Rodoviário (CEPRV).

O objetivo do ciclo de palestras foi discutir os desafios e as melhores práticas relacionadas ao patrulhamento rodoviário, especialmente no que diz respeito ao transporte de passageiros. Foram abordados temas como segurança viária, fiscalização de veículos e motoristas, combate ao transporte clandestino, entre outros aspectos relevantes para a segurança e a qualidade do transporte público.

Bate-papo e interação

Diretora de transportes, rodovias e ferrovias, Caroline Tomanquevez.

Na oportunidade, a diretora Caroline deu um panorama da regulação nesse setor e citou a nova Lei do Transporte e a construção do novo modelo operacional com regras e metas de qualidade que serão estabelecidas pela Agência de Regulação.

“É importante ressaltar que a AGEMS não é só burocracia, mas uma agência que trabalha para garantir a segurança dos passageiros e também proporcionar o equilíbrio econômico nos contratos”, explica a diretora.

Nas palestras, foram apresentados casos de sucesso de patrulhamento rodoviário em outros estados, bem como experiências positivas de parcerias entre órgãos reguladores e autoridades de segurança pública. Além disso, foram discutidas estratégias para aprimorar a fiscalização e o controle do transporte intermunicipal de passageiros, visando garantir a segurança dos usuários e a qualidade dos serviços prestados.

Combate ao transporte clandestino

Aline Melo, coordenadora da Câmara Técnica de Fiscalização.

A AGEMS tem se dedicado à fiscalização e combate ao transporte clandestino, uma prática que coloca em risco a segurança dos passageiros e a qualidade dos serviços regulares. A agência realiza ações de monitoramento e fiscalização, visando coibir essa prática ilegal e garantir que apenas empresas devidamente autorizadas operem no transporte intermunicipal de passageiros. A partir de agora, A Agência também tem uma parceria inédita com a ANTT e esse serviço será ampliado nas linhas interestaduais e internacionais.

“Essas medidas são essenciais para proteger os direitos dos usuários e promover um transporte seguro e de qualidade. Estamos sempre nas estradas e com o apoio da Assessoria Militar, a cada dia nos esforçamos para coibir o acesso desses transportes nas rodovias”, comenta Aline.

Segurança operacional

Chefe da Assessoria Militar, Coronel Waldir Ribeiro Acosta.

A Assessoria Militar da AGEMS desempenha um papel crucial na garantia da segurança e eficiência das operações da agência. A AGEMS é a primeira agência do Brasil a ter uma assessoria nesse escopo, que colabora com a execução de estratégias de segurança para garantir a integridade física de fiscais em operação e da população.

“Com policiais capacitados, essa equipe é responsável por dar segurança aos servidores. Modelo no país, nós estamos buscando o melhor para Mato Grosso do Sul, dessa forma, realizamos periodicamente cursos de aperfeiçoamento em defesa pessoal e utilizamos tecnologias como drones para monitoramento e segurança nas fiscalizações. Essas ações visam não apenas proteger os colaboradores, mas também aprimorar a eficiência das atividades regulatórias, promovendo um ambiente de trabalho seguro e produtivo”, explica o Coronel Waldir Acosta.

A AGEMS reafirma seu compromisso em promover a segurança e a eficiência do transporte público rodoviário no estado e a colaboração entre os órgãos de segurança destacando a necessidade de uma atuação integrada e eficiente para garantir um transporte público seguro e de qualidade para todos os cidadãos.

Fotos: Cleidiomar Barbosa

Publicado por: Bruna Aquino