AGEMS está presente no maior festival colaborativo de criatividade do mundo, o World Creativity Day

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, abril 20, 2022 as 12:18 | Voltar

Agência apoia e apresenta na edição do evento em Campo Grande iniciativa de desenvolvimento sustentável por meio da gestão de resíduos sólidos

O que inovação e criatividade têm a ver com regulação? Muito, conforme mostra a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de MS (AGEMS) durante a edição 2022 do World Creativity Day, que acontece de 20 a 22 de abril, em Campo Grande e em diversas cidades pelo mundo.

A Agência é apoiadora da programação deste ano e também vai apresentar as ações concretas que está realizando. “O Estado da Arte em MS e as Soluções Sustentáveis para Resíduos Sólidos” será o tema da exposição feita pela Diretora de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos, Iara Marchioretto, nesta quinta-feira (21), às 15:50, no Museu da Imagem e do Som (Av. Fernando Corrêa da Costa, 559).

“A AGEMS pretende trazer à tona a discussão sobre como a coleta seletiva pode ser utilizada de forma criativa e inovadora, com ações até simples, para ajudar a resolver questões ligadas a alguns dos mais importantes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas)”, explica Iara. “É muito importante as ações locais estarem relacionadas a esses serviços de saneamento, que são concessões públicas e visam a proteção do meio ambiente e a segurança da saúde pública. A sustentabilidade é um dos eixos temáticos do evento e isso insere a nova AGEMS no contexto mundial das discussões que envolvem os resíduos sólidos”, completa.

Avanços e inovação

A partir de 2021 e início de 2022 a Agência fortaleceu a atuação na área de resíduos sólidos. Legislação, definição de procedimentos de prestação do serviço, direitos e deveres, penalidades, acordo de cooperação com os municípios e projeto educativo são conteúdos que mostram As ações práticas desencadeadas nesse período.

O público do  World Creativity Day vai poder conferir tudo isso. “É um novo momento que vive a AGEMS, como entidade reguladora, onde ela promove a discussão não apenas de forma reativa, recebendo um contrato pronto para depois regular e fiscalizar”, ressalta o diretor-presidente Carlos Alberto de Assis. “Ela participa desde a discussão do ambiente de negócios, do empreendedorismo em si, que vai envolver as políticas públicas e as políticas de sustentabilidade e de meio ambiente para ajudar a construir um serviço adequado e justiça tarifária para o cidadão”.

O que é o Dia Mundial da Criatividade?

Em 2017, as Nações Unidas reconheceram oficialmente o dia 21 de abril como o Dia Mundial da Criatividade e Inovação para aumentar a conscientização sobre o papel da criatividade em todos os aspectos do desenvolvimento humano.

Desde 2018 uma comunidade global começou a ser construída, reunindo educadores, empreendedores criativos, líderes sociais e empresariais, criadores, pesquisadores e outros agentes de mudança para promover e conectar iniciativas que promovam a criatividade e a inovação para o desenvolvimento social, tecnológico e econômico sustentável.

O evento em Campo Grande tem atividades no MIS, na UCDB, no Senac Hub Academy e também apresentações online. Acesse a programação completa, inscreva-se e participe.

Publicado por: Gizele Oliveira

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.